resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Assistência técnica para habitação social

2009 . Ano 6 . Edição 51 - 07/06/2009

Camila Saraiva

Embora a população brasileira sustente o sonho da casa própria, até hoje, uma minoria obteve acesso ao financiamento público para sua aquisição. Nas cidades brasileiras predomina a autoconstrução da moradia - em áreas desprovidas de bens coletivos urbanos e, portanto mais baratas - como alternativa viável à população de baixa renda.

Em matéria publicada, em março deste ano, no Le Monde Diplomatique Brasil, Raquel Rolnik e Kazuo Nakano constataram que dos empréstimos concedidos com recursos do FGTS em 2007, 61% foram para famílias com renda mensal entre zero e três salários mínimos, sendo que deste montante, metade destinou-se à compra de materiais de construção.

Além da dificuldade em fazer valer o seu direito à cidade, e não obstante o direito à moradia estar garantido pela Constituição Brasileira e pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001), a população que autoconstrói sua moradia, acaba tendo problemas antes e depois de concluída a construção, tais como desperdício de material, edificações estruturalmente frágeis e inseguras e condições inadequadas de conforto ambiental (temperatura, luminosidade, ventilação e acústica).

Diante desse quadro, merece destaque a Lei 11.888, de 24 de dezembro de 2008, que assegura às famílias com renda até três salários mínimos, a assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. Esta lei federal, que pouco tem sido divulgada pelos meios não especializados, entrará em vigor em julho próximo.

A lei objetiva a otimização e qualificação do uso e do aproveitamento racional do espaço edificado e de seu entorno, bem como dos recursos humanos, técnicos e econômicos empregados no projeto e na construção da habitação; a formalização do processo de edificação, reforma ou ampliação da habitação perante o poder público municipal e outros órgãos públicos; o impedimento da ocupação de áreas de risco e de interesse ambiental e o respeito à legislação urbanística e ambiental.

Os recursos financeiros deverão ser garantidos pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios. Nesse sentido, a lei, em discussão, acresce conteúdo à Lei 11.124/2005, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e cria o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), ao assegurar que os programas de habitação de interesse social beneficiados com recursos do FNHIS envolvam a assistência técnica gratuita nas áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia. Os serviços de assistência técnica poderão ainda ser custeados por recursos públicos orçamentários ou por recursos privados.

A assistência técnica poderá ser oferecida diretamente às famílias ou às cooperativas, associações de moradores ou outros grupos organizados que as representem. Destaque-se, no entanto, que municípios e Estados, na condição de agentes executores de programas e ações federais terão um grande papel a desempenhar na implementação da assistência técnica.

Os profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia encarregados de prestar assistência técnica poderão ser servidores públicos; integrantes de equipes de organizações não-governamentais sem fins lucrativos; profissionais inscritos em programas de residência acadêmica em arquitetura, urbanismo ou engenharia ou em programas de extensão universitária; profissionais autônomos ou integrantes de equipes de pessoas jurídicas, previamente credenciados, selecionados e contratados pela União, Estado, Distrito Federal ou município. A capacitação dos profissionais, aliás, é uma das novas demandas trazidas pela nova lei. Na medida que esta estabelece a obrigatoriedade da assistência técnica para a população de baixa renda, cria a necessidade de uma adequada qualificação profissional de arquitetos e engenheiros para a projeção e construção da habitação de interesse social.

De fato, a lei institucionaliza a prática de assistência técnica que, de distintas maneiras, já existe em alguns municípios e que mais recentemente foi incorporada a alguns programas geridos pelo Ministério das Cidades, como o Crédito Solidário e Habitação de Interesse Social.

Sem dúvida, trata-se de uma conquista na direção da moradia digna. Contudo, alguns desafios podem ser elencados com relação à aplicação da nova lei. A seleção dos beneficiários finais dos serviços de assistência técnica e o atendimento direto a eles devem ocorrer por meio de sistemas de atendimento implantados por órgãos colegiados municipais, o que pode significar que municípios onde exista baixa capacidade institucional e organização insuficiente da sociedade civil terão dificuldade de acessar os recursos. Além disso, o montante de recursos destinados à assistência técnica tenderá a ser escasso caso dependa exclusivamente de repasses do FNHIS, no caso de os municípios e Estados não se apropriarem da nova lei.


Camila Saraiva, é arquiteta e urbanista, mestre em Planejamento Urbano e Regional.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334