resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Inovação em países em desenvolvimento

2009 . Ano 6 . Edição 50 - 21/05/2009

Bruno César Araújo e Pierre Mohnen

A terceira edição da conferência Micro Evidence on Innovation in Developing Economies (Meide) acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 12 de maio. A conferência é organizada pelo Ipea e pelo Maastricht Economic and social Research and training centre on Innovation and Technology (UNU-MERIT), localizado em Maastricht, na Holanda, e patrocinada pelo Ipea, pelo UNUMERIT e pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).

A primeira edição do MEIDE aconteceu em Maastricht, em 2007, e contou com a presença de 100 pesquisadores do mundo inteiro para discutir a importância e as diferentes dimensões da inovação nos países em desenvolvimento. A segunda edição da conferência aconteceu em Pequim, no ano passado, e foi sediada pelo Center for Applied Statistics (CAS) da Renmin University of China, e teve como foco a inovação nos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Estas conferências representaram oportunidades singulares para a comparação de modelos teóricos, métodos empíricos e dados disponíveis a fim de ampliar nossa compreensão a respeito do papel da inovação em países em desenvolvimento. Nesta terceira conferência o foco será a inovação e seus impactos nos países latino-americanos.

O Brasil foi o país escolhido para sediar a terceira edição da conferência, por um lado, ser o país latino-americano mais importante em termos de investimentos e resultados de inovação - a este respeito, basta lembrar a reconhecida liderança do país em segmentos como aeronáutica, biocombustíveis e projetos automobilísticos, por exemplo - e, por outro, pelo fato do Ipea ser um centro de excelência em pesquisas sobre inovação, suas dimensões e seus impactos sobre a economia a partir das pesquisas de inovação e outras pesquisas. De fato, o Ipea participou ativamente dos debates ocorridos nas duas edições anteriores da conferência.

Além dos artigos selecionados, este ano quatro palestrantes especiais foram convidados: professores Mario Cimoli, da CEPAL, Antonio Barros de Castro, da UFRJ, professora Xioalan Fu, diretora do Sanjaya Lal Program for Technology and Management for Development at the University of Cambridge e professor Luc Soete, diretor do UNU-MERIT. Eles exporão suas visões sobre as diretrizes de pesquisa sobre tecnologia e inovação nos países em desenvolvimento e também algumas de suas contribuições nesta área.

O objetivo da conferência é promover o diálogo entre pesquisadores do mundo todo sobre a importância e as diferentes dimensões da inovação em relação ao crescimento econômico e desenvolvimento. As contribuições se baseiam em microdados de pesquisas de inovação (como a Pesquisa de Inovação Tecnológica, do IBGE, por exemplo), pesquisas domiciliares, estudos comparativos de países e estudos de caso. Exemplos de tópicos abordados na conferência são: inovação, produtividade e desempenho da empresa; inovação nas universidades e em instituições públicas; adoção e difusão da tecnologia; inovação e emprego; inovação e o papel de empresas estrangeiras; inovação e o papel de instituições financeiras; inovação e comércio internacional; eficácia de políticas da inovação e outros.

Dada a reconhecida importância da inovação nos países desenvolvidos, não é surpreendente que acadêmicos e formuladores de política em países em desenvolvimento tenham dedicado muita atenção a estudos sobre P&D e investimentos em inovação, pesquisa pública, inovação e seus impactos sobre a economia para convergir em direção à fronteira tecnológica e níveis de renda mais elevados. Neste sentido, vários países vêm conduzindo ao longo dos anos pesquisas de inovação em empresas, e o MEIDE consiste em uma ótima oportunidade para confrontar o que aprendemos destas pesquisas, a fim de guiar as políticas de inovação.


Bruno César Araújo (foto) técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos Setoriais (Diset) do Ipea.
Prof. Pierre Mohnen PhD, professor do UNU-MERIT (University of the United Nations - Maastricht Economic Research Center on Innovation and Technology).

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334