resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
PLR no Brasil ainda é um desafio

2009 . Ano 6 . Edição 48 - 10/03/2009

Diana Coutinho

O atual arcabouço legal da participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa (doravante chamada PLR), expresso na Lei 10.101/00, vem se mostrando insuficiente para garantir efetivamente este direito, constitucional.

A lei atual é tão vaga que não é possível vislumbrar com clareza seus propósitos e os acordos ou convenções vigentes assumem as mais variadas formas. Muitas vezes inexiste qualquer nexo causal entre a performance das empresas e o que elas de fato distribuem a seus trabalhadores, sendo frequentemente calculada como n x salário, em caso de cumprimento de meta. Há casos extremos em que as empresas concedem a PLR sob a forma de abono sem vinculação a qualquer meta.

Além disso, a lei não prevê qualquer punição para as empresas que deixarem de negociar a PLR. Ainda que optem por fazê-la, possuem forte assimetria em seu favor no processo de negociação, já que não é prevista a abertura das contas patrimoniais, tampouco qualquer garantia de estabilidade aos trabalhadores que participarem diretamente das negociações, o que eleva o risco de ameaça ou captura por parte da empresa. Portanto, é evidente que a lei precisa ser reformulada, devendo tornar-se expressamente compulsória, com a previsão de punição severa às empresas que não negociarem.

Outra característica desejável é a obrigatoriedade da abertura das contas patrimoniais das empresas que, além de diminuir a assimetria de informação entre as partes, aumenta a governança e a transparência nas corporações.

A proposta de nova legislação para PLR precisa preservar os interesses, tanto dos trabalhadores como das empresas, devendo pautar-se em três premissas conceituais: uma primeira, de caráter distributivo, objetivando o aumento de equidade social; uma segunda, de incentivo à produtividade, objetivando reduzir o problema do Principal-Agente; e uma terceira, de construção de identidade e relação de parceria entre o trabalhador e a empresa.

Com respeito à parte distributiva, um percentual mínimo do lucro deveria ser estabelecido para distribuição compulsória aos trabalhadores, para que as empresas não lhes impusessem metas inexequíveis, o que acabaria por transferir-lhes valores irrisórios, e para que se recriasse o nexo causal entre o desempenho da empresa e o montante repassado.

Além disso, seria interessante que, deste percentual mínimo, uma parte fosse obrigatoriamente distribuída de forma igualitária entre todos os trabalhadores . A parte igualitária, de caráter fortemente progressivo, funcionaria como uma dupla distribuição: da empresa para os trabalhadores e dos trabalhadores de faixas salariais mais altas àqueles situados nas faixas salariais mais baixas. Dado que no Brasil, como regra geral, os trabalhadores mais qualificados e com maior produtividade são aqueles que tiveram a sorte de serem "bem nascidos", uma redistribuição entre estes e os menos qualificados compensa um pouco a distorção de origem.

Para preservar o caráter de incentivo à produtividade da PLR, deveria ser mantida a possibilidade de distribuição diferenciada, podendo, neste caso, observar parâmetros individuais ou setoriais. Contudo, é desejável que exista um limite na quantidade de parâmetros observados para facilitar a compreensão e assimilação pelo conjunto de trabalhadores.

Pode ser interessante, também, que o percentual acompanhe o crescimento do lucro, para estimular os trabalhadores a serem mais produtivos.

Cabe ressaltar, por fim, que um acordo firmado em termos percentuais de lucratividade permite à empresa compartilhar seus ganhos, e também parte do risco do negócio com os trabalhadores, pois o montante da PLR tenderá a variar conforme o ciclo macroeconômico mais favorável ou desfavorável, reduzindo, inclusive, a necessidade de dispensas ou reduções salariais.


Diana Coutinho é economista e gestora da Secretaria de Assuntos Estratégicos/PR/PR

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334