Vídeo

Investimento contínuo em pesquisas é essencial para o futuro econômico, por Luiz Davidovich

Corte de recursos estão comprometendo a capacidade de pesquisa do país e ocasionando danos que precisam ser revertidos

Luiz Davidovich, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), fala sobre como os sucessivos cortes de recursos para a ciência e a tecnologia estão se refletindo na produção científica nacional, e como isso pode impactar negativamente no futuro do Brasil.

Para ele, a falta de investimentos na modernização de laboratórios e equipamentos em diferentes áreas, bem como no apoio à formação e à carreira de pesquisadores, tem efeitos na economia brasileira e no protagonismo internacional do país, ocasionando também a chamada fuga de cérebros, devido a melhores condições de pesquisa em outros países.

Ele comenta ainda algumas ações de instituições de C&T que buscam mostrar à classe política e aos gestores públicos a importância estratégica da pesquisa, desenvolvimento e inovação e seu impacto na capacidade de competição do Brasil no plano internacional, para o que considera fundamentais o apoio da sociedade, da imprensa e do Congresso Nacional.

A entrevista foi feita durante o lançamento do Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Ipea, em novembro de 2019.

 

*Caso não consiga visualizar o vídeo, acesse o link: https://youtu.be/4Xc93mdSFoI