Vídeo

Pesquisas para formular políticas de prevenção, por Celina Turchi

Infectologista da Fiocruz fala sobre a importância do investimento contínuo em pesquisas no Brasil e da necessidade de estudos conduzidos durante epidemias obterem rápidos resultados.

Celina Turchi, infectologista do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães da Fiocruz em Pernambuco e coordenadora do estudo epidemiológico que conseguiu relacionar o Zika vírus com a microcefalia, fala sobre a importância do investimento contínuo em pesquisas no Brasil e da necessidade de estudos conduzidos durante epidemias obterem resultados no curto prazo.

Ela falou durante o lançamento do Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Ipea, em novembro de 2019, mas suas observações sobre a importância das pesquisas para a formulação de políticas públicas de controle e prevenção podem ser consideradas também no momento em que o Brasil enfrenta a pandemia causada pelo novo Coronavírus.

Vale mencionar que dados obtidos por sua pesquisa permitiram medidas de combate ao mosquito transmissor do Zika vírus por parte do poder público e auxiliaram na análise clínica das infecções. Pelo trabalho científico, a pesquisadora brasileira foi incluída na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2017 pela revista Time, dos Estados Unidos.

 

*Caso não consiga visualizar o vídeo, acesse o link: https://youtu.be/_OOUNsCJ6WE