Publicações

Financiando a ciência e a infraestrutura de pesquisa em tempos de crise

Uma das deficiências dos sistemas de inovação em países pobres é a sua baixa diversidade institucional e a pouca disponibilidade de instalações de pesquisa de grande porte e internacionalmente competitivas.

A disponibilidade de instalações de pesquisa robustas e de qualidade (laboratórios, plantas piloto, coleções, data centers, entre outros) é fundamental para o sucesso da produção de ciência e tecnologia (C&T) dos países. Essa infraestrutura, voltada tanto à pesquisa básica quanto à aplicada e à inovação, pode estar localizada em universidades ou, como é o caso de muitos países, em instituições de pesquisa não universitárias.
 
A pesquisadora do CTS Fernanda De Negri discute, a partir de exemplos internacionais, a relevância da infraestrutura de C&T para o desenvolvimento dos países. A pesquisadora apresenta diversos modelos de organização de sistemas de C&T ao redor do mundo, nos quais esse tipo de infraestrutura desempenha papel-chave. No Brasil, as limitações dessa infraestrutura e de suas instituições são um componente a ser aprimorado para que a C&T desempenhe papel ainda mais relevante no desenvolvimento do país. Para isso, contudo, a psequisadora aponta ser preciso lidar com a restrição de recursos, que se tornou ainda mais severa nos últimos anos, quando o volume de investimentos públicos em C&T caiu drasticamente.
 
O artigo completo, publicado na Revista USP - publicação trimestral da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da Universidade de São Paulo (USP) - pode ser acessado aqui.