Publicações

Novos caminhos para a inovação no Brasil - acesso e download gratuitos

Como o ecossistema de inovação brasileiro deve ser aprimorado? Livro reúne respostas baseadas em experiências internacionais e numa série de debates com especialistas

Novos Caminhos para a Inovação no Brasil, livro de Fernanda De Negri agora disponível em português e inglês, é fruto de uma série de debates realizados no início de abril de 2017 entre legisladores, líderes empresariais, pesquisadores e empresários em Boston e Washington em instituições como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard University e George Washington University.

Organizada pelo Instituto Brasil do Centro Wilson em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas de Pesquisa (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa - Interfarma), a missão teve como objetivo principal debater, com especialistas brasileiros e estrangeiros, formas de estimular a inovação no Brasil, identificando os principais gargalos e opções para superá-los.

A primeira condição para melhorar o ambiente de inovação é o capital humano: não há ciência sem pessoas. O segundo é a infraestrutura, incluindo instalações e equipamentos, que permite ao capital humano de um país produzir C&T. O terceiro é o ambiente econômico e de negócios: deve haver um ambiente regulatório flexível, livre de burocracia excessiva e favorável à tradução do conhecimento científico para o setor privado.

Um ambiente melhor para a inovação também requer o cumprimento da lei e um sistema judicial mais eficiente e previsível. O chamado "estado de direito" é vital para garantir previsibilidade e, portanto, retornos esperados sobre investimentos de risco, como os que são feitos em tecnologia. Deve haver também um sistema de propriedade intelectual que dê garanta retorno ao investidor e não impeça o processo de inovação nem o acesso às novas tecnologias.

As análises e propostas deste livro tornam-se ainda mais relevantes em face da pandemia de covid-19, ao apontar o potencial do Brasil para o desenvolvimento e produção de novos biofármacos.

Para acessar o conteúdo completo do livro em português, clique aqui.

Para o conteúdo integral em inglês, clique aqui.