Notícias

Mapa 3D de meio bilhão de conexões neuronais marca novo avanço da neurociência

Com utilização de inteligência artificial, mapeamento cerebral de camundongo deverá ajudar na compreensão da cognição humana

Flavio Lobo

Avanços da compreensão do funcionamento do cérebro geram melhores respostas para algumas das questões mais desafiadoras da ciência, ao mesmo tempo que propiciam progressos para a medicina e as tecnologias computacionais. Um dos campos em que, com auxílio de novas tecnologias, esses avanços vêm se acelerando e destacando é o do mapeamento de conexões neuronais.  

A MIT Technology Review informa que um consórcio de pesquisadores liderado por grupos do Instituto Allen do Baylor College of Medicine e da Universidade de Princeton, ambos sediados nos EUA, utilizou inteligência artificial para produzir o mais detalhado mapa 3D de parte do cérebro de um mamífero.

O estudo integra o programa Inteligência Computacional de Redes Corticais (Machine Intelligence from Cortical Networks - MICrONS), que visa ao desenvolvimento da próxima geração de algoritmos de inteligência artificial, baseada em engenharia reversa do córtex cerebral.

Com mais de 200 mil neurônios e meio bilhão de conexões neuronais, o mapa recém-gerado é uma secção cúbica de pequena parte (comparável a um grão de areia) do cérebro de um camundongo – cuja arquitetura é bastante similar à do cérebro humano.

Ao aprofundar a compreensão dos processos cognitivos cerebrais, essa tecnologia é promissora para a investigação de questões científicas de grande interesse filosófico-existencial, como as que envolvem o fenômeno da consciência, para avanços na neurologia e na psiquiatria (além de psicologia, educação, linguística e vários outros campos) e para o desenvolvimento de inteligência artificial cada vez mais sofisticada e poderosa.

Para acessar a publicação do MIT Technology Review, clique aqui.

Para acessar publicação do Instituto Allen sobre o mesmo estudo, clique aqui.