Notícias

Seminário sobre inovação reúne especialistas

Promovido pelo jornal Folha de São Paulo, encontro discutiu as principais barreiras para a inovação no país

Durante o 4º Seminário Inovação no Brasil, realizado em 25 de março pelo jornal Folha de São Paulo, especialistas das áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) discutiram as principais barreiras para a inovação no país.

A pesquisadora do Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Ipea, Fernanda de Negri, participou do encontro online ao lado de Glauco Arbix, do Observatório de Inovação da USP, do deputado federal Aliel Machado, presidente da comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, além de representantes dos setores acadêmico, bancário, do comércio e da indústria.

Entre os entraves à inovação mais facilmente identificáveis, os participantes apontaram a complexidade dos sistemas tributário e regulatório do Brasil, a falta de estabilidade no financiamento de ciência e pesquisa, a competição frágil entre empresas brasileiras e a carência de mão de obra qualificada.

Para transpor algumas dessas barreiras, os especialistas mencionaram a importância da reforma tributária, em tramitação no legislativo e que poderia estimular a inovação, e o marco legal das startups, que poderia ajudar a estimular investimentos por meio de desburocratização, novas regras e critérios.

A segurança jurídica para investimentos do setor privado também foi apontada como elemento capaz de, em alguma medida, suprir a falta de investimentos públicos, frente sobretudo às constantes reduções de investimentos do governo federal em P&D, classificadas por eles como preocupantes.

Os especialistas apontaram que o Brasil caminha na contramão dos países da OCDE, que têm elevado para até 5% de seu PIB os investimentos em P&D, caso de Israel e Coreia do Sul, enquanto no Brasil os investimentos de P&D estejam em torno de 0,5% do PIB.

Além, do montante de cortes federais já feitos no financiamento à pesquisa no Brasil, foi demonstrada preocupação com o plano de redução de incentivos fiscais que o governo federal deve enviar ao Congresso até setembro, pré-condição do governo para cobrir os gastos da PEC emergencial que estabeleceu uma nova rodada do auxílio emergencial durante a pandemia do novo coronavírus.

Mais informações sobre o 4º Seminário Inovação no Brasil podem ser lidas aqui.

Para assistir o debate na íntegra, basta clicar aqui.