Notícias

Tecnologias inovadoras

MIT Technology Review relaciona tecnologias que serão destaque em 2021

Como faz todos os anos desde 2001, a revista MIT Technology Review, publicada pelo Massachusetts Institute of Technology, listou dez tecnologias inovadoras que devem figurar entre as mais importantes em 2021. Entre elas estão duas vacinas contra o novo coronavírus baseadas em RNA mensageiro.

Em desenvolvimento há 20 anos, a tecnologia foi aperfeiçoada por cientistas de diferentes instituições da área de biotecnologia. Aprimoradas com base em uma tecnologia nunca antes usada com essa finalidade, essas vacinas têm potencial de transformar a medicina e a saúde a partir do desenvolvimento de imunizantes contra diferentes doenças infecciosas, destaca a publicação.

No caso do novo coronavírus, as vacinas de RNA mensageiro apresentam grande capacidade de enfrentar as mutações do vírus, já que podem ser modificadas de maneira fácil e rápida. O RNA mensageiro deve ainda servir de base para soluções genéticas baratas contra doença falciforme, malária, HIV e câncer, afirma a publicação.

Outra tecnologia nessa lista é o GPT-3, um modelo de computador capaz de aprender a escrever e falar, ampliando a capacidade de Inteligência Artificial para entender e interagir com o usuário. Treinado com base em textos de milhares de livros e na maior parte da Internet, o GPT-3 pode imitar texto escrito por pessoas com realismo, com o modelo de linguagem mais avançado já produzido usando aprendizado de máquina.

Também está na lista uma bateria de metal de lítio, em desenvolvimento por uma startup do Vale do Silício (EUA) que, de acordo com os primeiros testes, pode aumentar o alcance de um veículo elétrico em 80%, além de ser recarregada rapidamente. 

Na lista também estão as novas tecnologias de posicionamento, com precisão de centímetros ou milímetros, o que abre novas possibilidades de uso, desde avisos de deslizamento até robôs de entrega e carros autônomos, que podem navegar pelas ruas com segurança.

Exemplo disso é o recém-concluído sistema de navegação global chinês BeiDou, que oferece precisão de posicionamento de 1,5 a dois metros para qualquer pessoa no mundo, mas pode chegar a uma precisão milimétrica quando usado no solo.

Essas e outras tecnologias inovadoras em 2021 destacadas pela MIT Technology Review podem ser vistas aqui.