Notícias

Hospital da Clínicas da FMUSP destaca uso de tecnologias para triagem e tratamento da Covid-19

Diferentes métodos e equipamentos ajudam equipes do hospital a tornar procedimentos voltados ao controle da doença mais eficientes

Equipes médicas e de pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP estão usando um sistema de triagem que faz uma análise de áudio pra detectar insuficiência respiratória pela voz de pacientes com suspeita de Covid-19.

Resultado de um projeto de pesquisa coordenado pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, o Sistema Spira, como é chamado, está ainda em aprimoramento. A análise de áudio pode ser feita por telefone ou pelo computador, a partir da gravação de três frases pré-definidas, o que pode evitar que pacientes tenham que ir ao hospital sem necessidade ou mesmo apontar a urgência de uma avaliação mais rigorosa, em alguns casos.

As vozes gravadas são comparadas com gravações feitas por pessoas saudáveis com base em um padrão desenvolvido por inteligência artificial, resultante de redes neurais artificiais com capacidade de aprendizado de máquina.

Para efetuar as gravações, os participantes do projeto respondem a um formulário com dados sobre idade, gênero, sintomas e doenças pré-existentes. Os dados são complementares a outros normalmente utilizados na avaliação clínica desses pacientes, como oxigenação do sangue e frequência cardíaca.

Ainda no Hospital das Clínicas da FMUSP, a equipe de Tecnologia da Informação criou um site de tecnologia em saúde que reúne dados sobre todas as tecnologias utilizadas para tratamento dos pacientes de Covid-19 internados no hospital.

No endereço é possível obter informações sobre os equipamentos, diferenças de uso entre as equipes médicas e de enfermagem, aplicações a que se destinam e modos de utilização de acordo com o perfil dos pacientes.

Ao todo são mais de 300 equipamentos diferentes, fabricados por diversas empresas e usados de ponta a ponta no processo de tratamento da doença, incluindo na comunicação com familiares.