Notícias

FDA revoga uso de cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19 nos Estados Unidos

Medida foi baseada em diferentes estudos que apontaram falta de eficácia dos medicamentos no tratamento da doença

A Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula o uso de medicamentos nos Estados Unidos, revogou a autorização de uso emergencial de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de Covid-19 no país. Segundo informações divulgadas pela agência norte-americana, a decisão baseou-se em novas evidências científicas que questionam a eficácia desses medicamentos no tratamento da doença.

A determinação de vetar o uso das substâncias nos casos de Covid-19 estão expressas em um documento publicado pela FDA, no qual a agência afirma ser improvável que tais substâncias sejam eficazes no tratamento da Covid-19, observando que houve informes de efeitos adversos cardíacos e outros colaterais graves. O documento indica também que os benefícios conhecidos ou potenciais da cloroquina e da hidroxicloroquina não são maiores do que os riscos, potenciais e conhecidos.

Com a decisão, a FDA retira seu aval para o uso desses medicamentos no combate à Covid-19 nos Estados Unidos, mas mantém a autorização das substâncias em casos nos quais já eram indicadas, como no tratamento de malária e lúpus.

Embora haja controvérsias apontadas por diferentes estudos internacionais, no Brasil, uma portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantém a indicação do uso dessas substâncias no tratamento de casos do novo coronavírus. Em maio, os Estados Unidos enviaram ao Brasil dois milhões de doses de hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19.