As Conferências estaduais

O Ministério da Integração Nacional, organizador da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizador da Conferência do Desenvolvimento (Code), uniram forças para levar aos estados um evento único, com painéis e grupos de trabalho sobre os temas mais importantes para a realidade regional. Essas atividades contaram com a presença de representantes de toda a sociedade civil, pesquisadores, gestores públicos, estudantes e autoridades, e resultaram em propostas de princípios e diretrizes para as etapas macrorregionais e nacional da CNDR, que avança no processo de construção de uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

No debate atual, são três as grandes premissas que orientarão a PNDR: dimensão de política nacional; perfil de política de estado; e, abordagem das desigualdades regionais em múltiplas escalas. A CNDR-Code é um momento de reflexão, avaliação e aprofundamento das discussões sobre desenvolvimento regional no país. Com a elaboração participativa de uma nova política regional, o Ministério da Integração Nacional reitera seu compromisso com a retomada da questão regional como prioridade do País, lançando um olhar detalhado à redução das desigualdades.

O Ipea, por sua vez, assume a tarefa de participar do debate levando à CNDR-Code seu conhecimento construído em 47 anos de estudos sobre o Brasil, suas oportunidades e desafios ao desenvolvimento. A parceria entre Ministério da Integração Nacional e Ipea permite maior ação das duas instituições, e tem importância histórica na medida em que as duas instituições juntam esforços para pensar o Brasil que os brasileiros querem.