Desempenho recente do mercado de crédito

Por Francisco E. de Luna A. Santos

O saldo total de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN), medido em relação ao produto interno bruto (PIB), foi de 54,2% na leitura de dezembro de 2022. Em valores reais, o saldo do crédito livre apresentou, em dezembro, aumentos de 1,1% em relação a setembro de 2022 e de 7,5% em relação a dezembro de 2021. Em igual comparação, o saldo da carteira de crédito direcionado cresceu 2,4% e 8,0%, respectivamente.

Houve expansão nas concessões tanto no crédito livre para pessoa física (PF) quanto no direcionado para pessoa jurídica (PJ) e retração no crédito livre para PJ e no direcionado para PF. O crédito direcionado para PJ cresceu 11,1% entre a média de julho de 2022 até setembro de 2022 e a média de outubro de 2022 até dezembro de 2022. Em igual comparação, o crédito livre para PF cresceu 4%, enquanto o crédito direcionado para PF e o crédito livre para PJ caíram por volta de 4%.

De fato, as condições do mercado de crédito continuam apertadas. De um lado, temos o comprometimento de renda em níveis elevados e uma alta persistente dos níveis de inadimplência em recursos livres. Do outro lado, o processo de alta de juros parece ter atingido o seu limite e algumas modalidades já apresentam estabilidade ou queda na margem. Por conseguinte, as concessões para crédito livre não apresentam crescimento sustentável, demonstrando grande volatilidade.

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *