Indicador Ipea de FBCF – Outubro de 2021 Investimentos permanecem estáveis no início do quarto trimestre

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta crescimento nulo na comparação entre outubro e setembro de 2021, na série com ajuste sazonal. Com isso, o trimestre móvel encerrado em outubro recuou 1,4%. Nas comparações com os mesmos períodos de 2020, enquanto outubro registrou uma expansão de 10,6%, o trimestre móvel cresceu 15,2%. No acumulado em doze meses, os investimentos totais apresentaram expansão de 21,5%.

Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos – que corresponde à produção nacional destinada ao mercado interno acrescida às importações – apresentou um recuo de 1% em outubro, encerrando o trimestre móvel com uma queda de 1,6%. De acordo com os seus componentes, enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos recuou 0,7% em outubro, a importação caiu 2,5% no mesmo período. Em relação ao trimestre móvel, a produção nacional encerrou o período com queda de 0,7%, já as importações caíram 0,5%. No acumulado em doze meses, a demanda interna por máquinas e equipamentos registrou um aumento de 29,3%. Os investimentos em construção civil, por sua vez, avançaram 0,5% em outubro, na série dessazonalizada. Após o recuo em setembro, que interrompeu quatro altas seguidas, o setor voltou a crescer, com expansão de 2,4% no trimestre móvel.

211229_cc_53_nota_29_fbcf_tabela

211229_cc_53_nota_29_fbcf_grafico

Acesse a série histórica completa

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *