Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) – dezembro de 2020

Por Maria Andreia Parente Lameiras

O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI), calculado pelo Ipea, apresentou variação de 0,28% em dezembro de 2020, mantendo-se 0,39 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada no mês anterior. Na comparação com o mesmo mês de 2019, a variação foi 0,35 p.p. menor.

Com uma incorporação desse resultado, o ICTI acumula uma variação de 7,42% nos últimos doze meses, atingindo um patamar acima do registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), mas abaixo tanto do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP) quanto do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), como mostra a tabela 1.

Na desagregação entre oito grupos de serviços que compõem o ICTI, nota-se que, no acumulado em doze meses, a maior contribuição veio do segmento de demais despesas operacionais, cujo impacto de 4,1 p.p. foi responsável por aproximadamente 55% da variação total apresentada pelo índice. Ainda que em menor intensidade, o segmento de material de consumo também afetou significativamente o ICTI, com contribuição de 1,8 p.p.

210305_cc_50_nota_18_icti_dezembro20_tabela_1_dez20

210305_cc_50_nota_18_icti_dezembro20_tabela_2_dez20



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *