Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) – novembro de 2020

Por Maria Andreia Parente Lameiras

O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI), calculado pelo Ipea, apresentou uma variação de 0,67% em novembro de 2020, mantendo estabilidade em relação ao ano anterior (0,665). Na comparação com novembro de 2019, o índice avançou 0,42 ponto percentual (p.p.).

Como uma incorporação desse resultado, o ICTI acumula uma variação de 7,80% nos últimos doze meses, atingindo um patamar superior ao registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém abaixo do observado tanto no Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP) quanto no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), como mostra a tabela 1.

210202_cc_50_nota_9_icti_novembro20_tabela_1

210202_cc_50_nota_9_icti_novembro20_tabela_2

Na desagregação pelos oito grupos de serviços que compõem o ICTI, nota-se que, no acumulado em doze meses, as maiores contribuições vieram dos segmentos despesas operacionais e materiais de consumo, cujos impactos de 4,34 p.p. e 1,73 p.p., respectivamente, responderam conjuntamente por 77,8% da variação total apontada pelo índice.

Acesse aqui a planilha com a série histórica do indicador



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *