Indicador Ipea de FBCF – Novembro de 2020 Investimentos apresentam alta de 3,1% em novembro, o quinto aumento consecutivo

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta um avanço de 3,1% na comparação entre novembro e outubro de 2020, na série com ajuste sazonal. Com isso, o trimestre móvel encerrado em novembro fechou com uma alta de 6,3%. Nas comparações com os mesmos períodos de 2019, enquanto novembro registrou uma expansão de 3,6%, o trimestre móvel registrou queda de 2,3%. No acumulado em doze meses, os investimentos caíram 4,4%.

Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos – que corresponde à produção nacional destinada ao mercado interno acrescida às importações – apresentou um crescimento de 7,7% em novembro, encerrando o trimestre móvel com uma alta de 14%. De acordo com os seus componentes, enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos cresceu 10,9% em novembro, a importação aumentou 20,1% no mesmo período.

Os investimentos em construção civil, por sua vez, permaneceram estáveis em novembro, na série dessazonalizada. O resultado sucede à pequena acomodação ocorrida no mês anterior. Com isso, o segmento registrou um avanço de 1,6% no trimestre móvel.

210201_cc_50_nota_07_indicador_fbcf_tabela_nov20

Acesse a série histórica completa

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *