Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) – setembro de 2020

O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI), calculado pelo Ipea, apresentou variação de 1,22% em setembro de 2020, situando-se 0,59 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada no mês anterior. Na comparação com o mesmo mês de 2019, o avanço foi de 0,69 p.p.

Após a incorporação desse resultado, o ICTI acumula, nos últimos doze meses, alta de 6,93%, atingindo patamar acima do registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), porém abaixo tanto do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), quanto do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas (FGV), como mostra a tabela 1.

201203icti_setembro_2020_tabela_01

Na desagregação entre os oito grupos de serviços que compõem o ICTI, observa-se que, no acumulado em doze meses, as maiores contribuições vieram dos segmentos demais despesas operacionais e material de consumo, que, juntos, contribuíram com 4,63 p.p., respondendo por aproximadamente 70% da variação total apresentada pelo índice. Ainda que em menor intensidade, o segmento pessoal também afetou significativamente o ICTI, com impacto de 1,09 p.p. No sentido contrário, a queda de 5,55% nos preços de energia elétrica vem gerando redução de custos.

201203icti_setembro_2020_tabela_02

Acesse aqui a planilha com a série histórica do indicador



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *