Desagregação temporal da série de estoque de capital

Por José Ronaldo Souza Júnior e Felipe Cornelio

Em Souza Júnior e Cornelio (2020a; 2020b), optou-se por fazer a desagregação temporal dos fluxos anuais de depreciação (do estoque de capital prévio) utilizando os dados mensais do Indicador Ipea de FBCF como indicador de frequência mais alta do método de Denton. Esse procedimento suavizou a série de investimento líquido (FBCF menos a depreciação), resultando numa série mensal/trimestral de estoque de capital, de certo modo, em linha com a sugestão mencionada por OECD (2001) – de interpolação dos dados anuais. Porém, com essa suavização, as variações de curto prazo do estoque de capital podem não expressar as oscilações esperadas da variável quando se leva em consideração o comportamento da FBCF mensal.

Para resolver essa questão e oferecer uma outra opção para os usuários das séries mensal e trimestral, esta Nota Técnica propõe uma alternativa metodológica para desagregar temporalmente os fluxos de depreciação – distribuindo-os mais uniformemente ao longo do ano. Essa proposta se baseia na ideia de que a depreciação ocorre de forma relativamente estável ao longo do ano, independentemente dos movimentos mensais da FBCF. Por sua vez, com a depreciação calculada dessa forma, a série mensal de investimento líquido torna-se muito mais volátil – até mesmo que a de FBCF –, porém, no acumulado de doze meses, muito parecida com a metodologia anterior.

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *