A evolução do emprego setorial em 2020: quão heterogêneo foi o tombo entre os setores?

Por Carlos H. Corseuil, Lauro Ramos e Felipe Russo

Nesta nota, analisamos os efeitos das medidas de conteno da pandemia sobre o nvel do emprego ao nvel setorial at maio de 2020. Para tanto, lanamos mo dos registros administrativos de admisses e desligamentos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), dos pedidos do seguro-desemprego e das informaes de abertura de empresas disponveis para o estado de So Paulo, fontes que so restritas ao setor formal, e da Pesquisa Nacional por Amostra deDomiclios Contnua (PNAD Contnua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), para incorporar o segmento informal da economia.

As informaes sobre o setor formal indicam uma forte retrao no nvel do emprego em que a queda das taxas de admisso dita o ritmo. Os setores de comrcio, construo e alimentao e alojamento so os mais afetados nesse universo, tanto pelo Caged como pelos dados de seguro-desemprego e de abertura de empresas. J a PNAD Contnua, alm de reforar essas constataes, revela as atribulaes da categoria de servios domsticos, marcados por vnculos informais.

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *