Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) – abril de 2020

O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI), calculado pelo Ipea, apresentou uma taxa de variação de 0,63% em abril de 2020, situando-se em 0,11 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada no mês anterior. Na comparação interanual, observou-se uma alta 0,09 p.p. em relação ao observado em abril de 2019.

Após a incorporação desse resultado, o ICTI aponta uma variação acumulada de 5,81% nos últimos doze meses, alcançando patamar superior ao registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém abaixo das taxas verificadas tanto pelo Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP) quanto pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas (FGV), como mostra a tabela 1.

Na desagregação pelos oito grupos de serviços que compõem o ICTI, observa-se que, no acumulado em doze meses, os maiores impactos ao índice vieram dos segmentos de pessoal e de demais despesas operacionais, cuja contribuição de 4,67 p.p. respondeu por 80% da variação total.

Acesse aqui a planilha com a série histórica do indicador



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *