Indicador Ipea de FBCF – Janeiro de 2020 Investimentos iniciam o ano com alta de 7,8% na margem, impulsionados pela produção interna e pela importação de plataformas

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta forte crescimento na comparação entre janeiro de 2020 e dezembro último, com alta de 7,8% na série com ajuste sazonal. Ainda assim, o trimestre móvel terminado em janeiro registrou queda de 2% também na série dessazonalizada. Na comparação com o ano anterior, a FBCF atingiu patamar 7% superior ao verificado em janeiro de 2019. No acumulado em doze meses, os investimentos aceleraram, com a taxa de crescimento passando de 2,1% para 2,7%. Os resultados contaram com o impulso proveniente do bom desempenho da produção interna e da importação de plataformas ocorridas no período. Excluindo-as dos cálculos, os investimentos teriam aumentado 4,9% na margem e 2,5% na comparação com janeiro de 2019.

Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos – cujo valor corresponde à sua produção nacional destinada ao mercado interno acrescida às importações – apresentou elevação de 18,3% em janeiro. Apesar desse resultado, o trimestre móvel registrou queda de 6,7% em janeiro. De acordo com os seus componentes, enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos avançou 6,1% em janeiro, a importação cresceu 25,8% no mesmo período, contando com impulso gerado pela importação de plataformas de petróleo.

O indicador de construção civil, por sua vez, avançou 5,7% em janeiro, na série dessazonalizada. Com isso, o trimestre móvel apresentou recuo de 1,3% ante o período imediatamente anterior. Por fim, o terceiro componente da FBCF, classificado como outros ativos fixos, apresentou queda de 0,7% na passagem de dezembro para janeiro, encerrando o trimestre móvel com alta de 2,4%.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o desempenho positivo em janeiro foi generalizado. Enquanto a construção civil registrou uma variação positiva de 3,7%, o segmento máquinas e equipamentos registrou alta de 11,4% em janeiro. Já o componente outros atingiu um patamar 6% superior ao observado no mesmo período de 2019.

 

Taxas de crescimento do Indicador Ipea mensal de FBCF

 

Gráfico

Acesse aqui a planilha com a série histórica do indicador



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *