Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) – junho de 2019

Por Maria Andreia Parente Lameiras

O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI), calculado pelo Ipea, apresentou variação de 0,56% no mês de junho, situando-se 0,12 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada em maio. Na comparação com os mesmos períodos dos anos anteriores, este resultado representa a segunda maior taxa para um mês de junho desde o início da série histórica em 2013.

No acumulado em doze meses, o ICTI apresenta alta de 4,65%, permanecendo em patamar inferior ao registrado pelos índices da Fundação Getulio Vargas (FGV) – Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP) –, mas acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como mostra a tabela 1.

191003_tabela_1_jun

Na desagregação dos grupos de serviços que compõem o ICTI, observa-se que, nos últimos doze meses, os maiores impactos ao índice vieram dos segmentos pessoal e demais despesas operacionais, cuja contribuição conjunta de 3,99 p.p. respondeu por 86% da variação total apontada pelo indicador.

191003_tabela_2_jun



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *