Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) – março de 2019

O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI), calculado pelo Ipea, apresentou variação de 0,73% no mês de março, situando-se 0,07 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada em fevereiro passado. Na comparação interanual, o índice apontou um incremento de 0,60 p.p., tendo em vista que este resultado observado em 2019 constitui-se no segundo maior valor deste indicador para o mês de março desde que a série começou a ser calculada, em 2013.

Nos últimos doze meses, o ICTI apresentou uma variação acumulada de 4,36%, permanecendo abaixo do registrado pelos demais índices de inflação do país, tais como: Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e índices da Fundação Getulio Vargas (FGV) – Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), conforme a tabela 1.

190521_cc_43_icti_tabela_1

Na desagregação do ICTI, pelos grupos de serviços que o compõem, nota-se que os maiores impactos vieram dos segmentos pessoal e demais despesas operacionais, que juntos contribuíram com 3,18 p.p., sendo responsáveis por 73% de toda a variação do índice no período. No caso da energia elétrica, observa-se que, embora este setor apresente a maior taxa de inflação em doze meses (14,7%), o peso relativamente pequeno deste segmento acabou por impactar o ICTI em apenas 0,09 p.p.

190521_cc_43_icti_tabela_2

Acesse aqui a planilha com a série histórica do indicador



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *