Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) – dezembro de 2018

Por Maria Andreia Parente Lameiras

O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI), calculado pelo Ipea, apresentou variação nula no mês de dezembro, mantendo-se praticamente estável em relação ao observado em novembro (-0,01%). Na comparação interanual, observa-se que o resultado do ICTI em dezembro não só ficou bem abaixo do registrado neste mesmo mês de 2017 (0,66%), mas também apontou o menor nível de variação para o mês de dezembro desde o início da série histórica em 2013.

Com a incorporação desse resultado, no acumulado dos últimos doze meses, o ICTI apresentou variação de 2,58%, permanecendo em patamar inferior ao dos demais índices, a saber: Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), como mostra a tabela 1.

Tabela 1

Entre os oito grupos de serviços que compõem o ICTI, embora a energia elétrica tenha apresentado a maior variação nos últimos doze meses (8,7%), o maior impacto sobre o índice veio das demais despesas operacionais, cuja alta de 7,6% contribuiu com 1,36 ponto percentual (p.p.), o que corresponde a mais da metade de toda a variação do ICTI no período. Adicionalmente, a alta de 4,2% observada nos serviços profissionais também exerceu forte pressão sobre o índice, contribuindo com 0,51 p.p. Por fim, deve-se ressaltar o comportamento favorável do grupo comunicação com queda de 0,08% (tabela 2).

Tabela 2

Acesse aqui a planilha com a série completa do ICTI



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *