Índice de Custo da Tecnologia da Informação – setembro de 2018

Por Marco Antônio F. de H. Cavalcanti e Leonardo S. Vasconcelos

O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI), calculado pelo Ipea, mostrou variação de 0,24% no mês de setembro e ficou 0,07 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de 0,17% registrada em agosto. Esse foi o menor nível para um mês de setembro desde o início da série histórica em 2013.

Na ótica dos últimos doze meses, o ICTI apresentou um acumulado de 3,84%. Na comparação do acumulado de doze meses, ele se situa abaixo dos índices gerais de preços, a saber: Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e índices da Fundação Getulio Vargas (FGV) – Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP). Enquanto isso, no acumulado do ano, o indicador exibe o menor aumento entre os índices analisados, como mostra a tabela 1.

tabela 1_ setembro de 2018

Entre os oito grupos de serviços que compõem o ICTI, energia elétrica continuou apresentando a maior variação no acumulado de doze meses até setembro de 2018, com incremento de 20,38%; contudo, devido a seu pequeno peso no índice, esse grupo contribuiu com apenas 0,10 p.p. para a variação do ICTI. Os demais grupos vieram com altas variando entre 0,40% e 10,05%, conforme pode ser observado na tabela 2. Os maiores impactos no ICTI ocorreram pelo grupo demais despesas operacionais, que foi responsável por 1,81 p.p. do índice, e por pessoal, que impactou em 1,08 p.p.

tabela 2 - setembro de 2018

Acesse aqui a planilha com a série completa do ICTI



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *