Índice de Custo da Tecnologia da Informação – agosto de 2018

Por Marco Antônio F. de H. Cavalcanti e Leonardo S. Vasconcelos

O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) calculado pelo Ipea apresentou variação de 0,17% no mês de agosto e ficou 0,13 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de 0,04% registrada em julho. Esse foi o menor nível para um mês de agosto desde o início da série histórica em 2013.

Na ótica dos últimos doze meses, o ICTI apresentou um acumulado de 4,09%. Na comparação do acumulado de doze meses, o ICTI se situa próximo ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e abaixo dos índices da Fundação Getulio Vargas (FGV) – Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP) -, enquanto, no acumulado do ano, o indicador apresenta o menor aumento entre os índices analisados, como mostra a tabela 1.

Tabela 1_agosto2018

Entre os oito grupos de serviços que compõem o ICTI, energia elétrica continuou apresentando a maior variação no acumulado de doze meses até agosto de 2018, com incremento de 16,86%. Os demais grupos vieram com altas variando entre 0,71% e 8,91%, conforme pode ser observado na tabela 2. Os maiores impactos no ICTI ocorreram pelo grupo pessoal, que foi responsável por 1,64 p.p. do índice, e demais despesas operacionais, que impactou em 1,60.

Tabela 2_agosto2018

Acesse aqui a planilha com a série completa do ICTI



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *