Índice de Custo da Tecnologia da Informação – Maio de 2018

Por Marco Antônio F. de H. Cavalcanti e Leonardo S. Vasconcelos

O Indicador Ipea de Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) do mês de maio deste ano registrou alta de 0,42%, acima do resultado do mesmo mês do ano anterior, que foi de 0,32%, e o maior nível para um mês de maio desde 2016.

Em doze meses até maio, o ICTI alterou sua trajetória de desaceleração observada no primeiro quadrimestre do ano, e apresentou um acumulado de 4,43%. Na comparação do acumulado de doze meses, o ICTI se situa acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), e abaixo do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP) , enquanto no acumulado do ano, o indicador apresenta o menor aumento entre os índices analisados, como mostra a tabela 1.

Tabela1_maio2018

Entre os oito grupos que compõem o ICTI, pessoal apresentou a maior variação na comparação entre doze meses até maio de 2018, e o mesmo período acumulado até maio de 2017, com variação de 7,05%. Material de consumo e depreciação e amortização, responsáveis por aproximadamente 17% do ICTI, tiveram deflação. Já os demais grupos vieram com altas variando entre 0,37% e 4,76%, conforme pode ser observado na tabela 2.

O maior impacto no ICTI ocorreu pelo grupo pessoal, que foi responsável por 3,39 p.p., seguido de demais despesas operacionais, com 0,77 p.p.

Tabela 2_maio2018

Acesse aqui a planilha com a série completa do ICTI



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *