Produção industrial deve avançar de 15,1% em junho

Por Leonardo Mello de Carvalho

Previsão Ipea de produção industrial aponta crescimento de 15,1% para o resultado da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente a junho, frente ao mês anterior, na série dessazonalizada. Com esse resultado, que sucedeu uma queda de 10,9% em maio, em grande medida explicada pela greve dos caminhoneiros, o segundo trimestre de 2018 teria recuado 2% sobre o período anterior. Apesar disso, o forte crescimento na margem verificado em junho deixaria um carry-over de 5,5% para o terceiro trimestre. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção também teria acelerado, ficando 6,9% acima do patamar de junho de 2017.

Em relação aos indicadores coincidentes da produção industrial, o bom desempenho exibido na comparação entre junho e maio, na série dessazonalizada, foi bastante disseminado (ver tabela 1). De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a produção total de veículos avançou expressivos 37,1% na margem. Por sua vez, a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) indica crescimento de 47% no fluxo de veículos pesados. No entanto, com base nos dados divulgados pela Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV), o índice de confiança da indústria caiu 1%, ainda na mesma base de comparação.

Na comparação entre junho de 2018 e o mesmo período de 2017, o desempenho positivo foi novamente generalizado, com destaque também para a produção de veículos, que registrou expansão de 21,1%. Na comparação acumulada em doze meses, o setor registra alta de 19,4%.

TABELA 1180723_tabela_indicador_ipea_de_producao_industrial_e_indicadores_coincidentes_jun18



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *