Boletim de expectativas

Por Estêvão Kopschitz Xavier Bastos

Este boletim resume o comportamento dos indicadores das expectativas de inflação e meta para a Selic obtidos em três fontes: pesquisa Focus do Banco Central do Brasil (BCB); cotações de títulos públicos (Anbima); e contratos de DI Futuro e swaps (da BM&FBovespa). Também analisa o comportamento da estrutura a termo da taxa de juros (ETTJ) reais, destacando que a mudança de inclinação pela qual tem passado caracteriza-se como uma “normalização” da curva, que deixou de ser negativamente inclinada no início e horizontal nos trechos mais longos para se tornar positivamente inclinada, que é seu formato mais comum. Essa mudança de inclinação se deu pela maior redução dos vértices mais curtos, em relação aos mais longos, que também caíram em relação a um ano atrás. Consistentemente com essa queda dos vértices mais curtos da ETTJ, a taxa real de juros ex-ante de um ano, obtida do swap DI Pré 360 dias e da expectativa para o IPCA, continua a cair, chegando a 2,2% em 20 de abril.

cc39_boletim_de_expectativas_graficos

O texto apresenta ainda as projeções captadas pela pesquisa Focus para resultado primário do setor público, crescimento do PIB e deficit do balanço de pagamentos.

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *