Indicador Ipea Mensal de FBCF – janeiro de 2018

Por Leonardo Mello de Carvalho

Investimentos apresentam recuo de 2,4% em janeiro

O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta uma queda de 2,4% em janeiro em relação a dezembro de 2017, na série com ajuste sazonal. Esse resultado devolve parte do forte crescimento registrado no último mês do ano passado (3,3%). Na comparação dessazonalizada em médias móveis, o trimestre terminado em janeiro cresceu 1,2% sobre o trimestre terminado em outubro de 2017. Por sua vez, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o Indicador voltou a crescer, atingindo patamar 4,1% superior ao verificado em janeiro de 2017. Dessa forma, o indicador acumula queda de 1,1% nos 12 meses encerrados em janeiro.

Tabela - Indicador Ipea FBCF jan18

O mau desempenho dos componentes da FBCF foi generalizado na comparação dessazonalizada. O consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – cuja estimativa corresponde à sua produção doméstica líquida das exportações e acrescida das importações – apresentou queda de 4,2% entre os meses de janeiro e dezembro, na margem. Entre os componentes do Came, enquanto a produção doméstica de bens de capital líquida de exportações recuou 3,9%, a importação de bens de capital retraiu 9,3% na comparação dessazonalizada.

O indicador de construção civil também apresentou queda em janeiro, recuando 2,2% na série dessazonalizada, resultado esse que sucedeu crescimento de 2,7% no período anterior. Já na média móvel trimestral, o setor registrou alta de 1%, o melhor resultado entre os componentes do FBCF. Por fim, o terceiro componente da FBCF, classificado como “outros ativos fixos”, também contribuiu negativamente para o desempenho dos investimentos, registrando queda de 0,4% em janeiro.

Na comparação contra o mesmo período do ano anterior, o resultado voltou a ser bastante positivo. Assim como ocorreu no mês anterior, todos os componentes apresentaram crescimento. Enquanto o Came registrou alta de 16%, a construção civil e o componente outros avançaram 0,4% e 1,1%, respectivamente.

Gráfico indicador Ipea FBCF jan18

Acesse aqui a planilha com o Índice Ipea mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (índice 1995=100)



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *