Crédito

Carta de Conjuntura nº 38

Por Estêvão Kopschitz Xavier Bastos

Na edição anterior desta Carta de Conjuntura, foi observado que a queda no crédito durante a recente recessão foi um fenômeno predominantemente do segmento empresarial e de menor intensidade nas famílias. Retoma-se aqui esse tema com a evolução do saldo de crédito para Pessoas Físicas (PF) e Jurídicas (PJ) deflacionado pelo IPCA. Do pico de R$ 1,7 trilhão em dezembro de 2014 (a preços de janeiro de 2018), o crédito total para PF caiu 6,8% até outubro de 2016. Depois o saldo para PF voltou a crescer e já quase alcançou o valor máximo verificado anteriormente. No caso de PJ, a queda foi muito maior e continua ocorrendo. O valor mais alto da série foi observado também em dezembro de 2014: R$ 1,9 trilhão (também a preços de janeiro de 2018). Desde então, a queda ocorrida até janeiro de 2018 acumulou 27,8%. Isso tem levado a uma significativa e rápida reestruturação da distribuição do crédito entre famílias e empresas. Até meados de 2013, o saldo para PJ oscilava próximo a 54% do total; hoje os papéis se inverteram: esse percentual de 54% foi o observado para PF no último mês de janeiro. Este texto explora em mais detalhes a evolução do crédito para PJ no segmento livre.

Esta seção apresenta também as principais características e alguns resultados de uma nova compilação de dados por coortes (associados à data da contratação da operação de crédito), que passou a ser divulgada pelo Banco Central do Brasil (BCB) desde janeiro último, e permite analisar os dados de financiamento de veículos, crédito consignado, crédito pessoal sem consignação e financiamento habitacional – todos do segmento de pessoa física – com detalhes anteriormente indisponíveis, como prazos, volumes e operações baixadas para prejuízo, além de atrasos e inadimplência.

CC38_Crédito

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *