Indicador Ipea de FBCF ajustado pelos dados das Contas Nacionais

Por Leonardo Mello de Carvalho e José Ronaldo de C. Souza Jr.

Os dados do Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) foram ajustados com base no resultado divulgado pelo Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT) do IBGE, referente ao quarto trimestre de 2017. Este Indicador Ipea permite analisar o desempenho ao longo do ano dos investimentos por componentes (máquinas e equipamentos, construção civil e outros) – o SCNT do IBGE apresenta dados por segmentos apenas para a média do ano.

A FBCF voltou a ser o principal destaque positivo entre os componentes do PIB pelo lado da demanda. Na comparação livre de influências sazonais, o avanço de 2,0% no quarto trimestre de 2017 representou aceleração em relação aos dois trimestres anteriores, quando houve avanços de 0,4% e 1,8%, respectivamente. Entre os componentes, a demanda por máquinas e equipamentos avançou 1,1% na margem, embora o volume importado tenha contribuído negativamente, com recuo de 2,9% sobre o terceiro trimestre. Por sua vez, a construção civil avançou apenas 0,1%, enquanto o componente outros destacou-se, com alta de 3,2% na margem.

Outra questão importante revelada pelo Indicador Ipea mensal de FBCF é o forte desempenho dos investimentos no mês de dezembro. O destaque positivo novamente ficou por conta do componente máquinas e equipamentos (produzidos internamente e importados) – que apresentou crescimento de 4,6% na comparação sem efeitos sazonais.

No acumulado do ano de 2017, o crescimento do componente de máquinas e equipamentos (de 3,0%) foi explicado pela alta da produção interna líquida de exportações (7,3%) – que mais que compensou a queda das importações. Por outro lado, a construção civil fechou com uma perda significativa (de 5,6%) embora o componente tenha se mantido aproximadamente estável ao longo do ano – como pode ser observado na tabela e no gráfico a seguir.

Gráfico indicador Ipea FBCF dez17_ajustado

Gráfico indicador Ipea FBCF dez17_ajustado



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *