Produção industrial deve iniciar 2018 em queda, compensando parte da forte alta de dezembro

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Produção Industrial aponta recuo de 1,8% para o resultado da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do IBGE, em janeiro de 2018, frente ao mês anterior, na série dessazonalizada. O resultado sucederia à alta de 2,8% verificada em dezembro. Com isso, o resultado do trimestre móvel terminado em janeiro ainda ficaria positivo (2,1%). Já na comparação de janeiro com o mesmo mês do ano anterior, a produção teria ficado 5,4% acima do patamar de janeiro de 2017.

Em relação aos indicadores coincidentes da produção industrial, o desempenho negativo exibido na comparação entre janeiro de 2018 e dezembro de 2017, na série dessazonalizada, foi relativamente disseminado (ver tabela). Segundo a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), a quantidade importada de bens intermediários caiu 1,4%, após registrar forte elevação no período anterior, de 6,2%. Além disso, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indica um recuo de 2,3% na margem. Por sua vez, o Instituto Aço Brasil divulgou queda de 2,7% na produção de aço para o mês de janeiro. O destaque positivo ficou por conta das vendas de papel e papelão, que avançaram 1,6%, de acordo com Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO).

Na comparação entre janeiro de 2018 e o mesmo período de 2017, o desempenho positivo voltou a ser generalizado. A exceção voltou a ser o indicador de estoques, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Vale destacar que, nesse caso, o recuo de 10,2% é indício de aquecimento da atividade industrial.

Tabela-Indicador-Ipea-Produção Industrial-jan-18



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *