Produção industrial deve voltar a crescer em dezembro de 2017, acumulando alta de 2,5% no ano

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Produção Industrial prevê avanço de 1,8% em dezembro para o resultado da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do IBGE, frente ao mês anterior, na série dessazonalizada. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção teria ficado 3,8% acima do patamar de dezembro de 2016, quarta alta consecutiva. Com isso, a produção industrial encerraria o ano de 2017 acumulando crescimento de 2,5%.

Em relação aos indicadores coincidentes da produção industrial, o bom desempenho exibido na comparação entre dezembro e novembro, na série dessazonalizada, foi relativamente disseminado (ver tabela). Segundo a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), a importação de bens intermediários cresceu 1,7%, segunda alta seguida após a queda de 4,1% em outubro. Além disso, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) indica um avanço de 4,5% na margem, encerrando o ano com expansão de 25,2%. Os destaques negativos ficaram por conta das vendas de papel e papelão, que recuaram 1,1%, de acordo com Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), enquanto o Instituto Aço Brasil apontou uma queda de 3,9% na produção de aço.

Na comparação entre dezembro de 2017 e o mesmo período de 2016, o desempenho positivo voltou a ser generalizado. A exceção ficou por conta da queda de 4,2% no indicador de estoques, medido pela Fundação Getúlio Vargas.  Nesse caso, todavia, a variação negativa é mais um indício de recuperação da atividade industrial.

Tabela-Indicador-Ipea-Produção Industrial-dez17



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *