Atividade Econômica – indicadores mensais

Carta de Conjuntura nº 37

Por Leonardo Mello de Carvalho

Esta seção analisa os principais indicadores mensais de atividade econômica e apresenta previsões para a produção industrial e para as vendas do comércio de novembro

 O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta alta de 0,1% em outubro em relação a setembro de 2017, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador atingiu patamar 5,6% superior. O componente da construção registrou avanço de 0,2% na margem, corroborando o aumento da confiança entre os empresários do setor.

O Indicador Ipea Vendas do Comércio (prévia do resultado da Pesquisa Mensal do Comércio – PMC, do IBGE), no conceito ampliado, estima pequena acomodação em novembro, com queda de 0,6% na comparação com período anterior. Já no conceito restrito, a previsão é de que as vendas tenham avançado 0,3%.

Em relação ao setor manufatureiro, de acordo com o Indicador Ipea de Consumo Aparente de bens industriais, apesar da queda de 1,1% entre setembro e outubro, na série sem efeitos sazonais, a demanda por esses bens apresenta crescimento acumulado de 3,0% em 2017. Por fim, após iniciar o quarto trimestre com crescimento de 0,2% na margem, o Indicador Ipea de Produção Industrial sugere mais um avanço em novembro, com alta de 0,3%. Na comparação interanual, a previsão também é de crescimento, com expansão de 4,0% sobre novembro de 2016.

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *