Indicador Ipea de FBCF – abril de 2017

Por Leonardo Mello de Carvalho

Investimentos iniciaram o segundo trimestre com leve alta

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta alta de 0,6% em abril em relação a março de 2017, na série com ajuste sazonal. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador atingiu patamar 7,7% inferior. No acumulado do ano, a queda foi de 4,7%, enquanto a variação em doze meses passou de uma redução de 6,7% até o mês de março para uma de 6,0% até abril.

O crescimento entre os meses de abril e março refletiu o bom desempenho do consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) –uma estimativa dos investimentos em máquinas e equipamentos correspondente à produção industrial doméstica acrescida das importações e diminuída das exportações – que avançou 0,7% na margem. Já o indicador de construção civil recuou 0,2% em abril, resultado que sucedeu queda de 3,6% no período anterior. O contraste entre os desempenhos dos investimentos em máquinas e equipamentos e em construção civil fica ainda mais claro na comparação interanual: enquanto o Came caiu 6,0% sobre o mês de abril de 2016, a construção registrou queda de 8,9%.

Entre os componentes do Came, a produção doméstica de bens de capital avançou 1,1% em abril, explicando grande parte do bom resultado na comparação dessazonalizada. O comportamento das variáveis de comércio exterior também contribuiu positivamente. Embora o volume de exportações de bens de capital tenha crescido 8,1% sobre o mês de março, este resultado foi mais que compensado pelo aumento de 3,1% das importações, dado que seu peso no cálculo do Came é superior.

Tabela-Indicador-Ipea-FBCF-abr17

Gráfico indicador Ipea FBCF abr16

Acesse aqui a planilha completa com os dados do Indicador Ipea mensal de FBCF (índice 1995=100) até abril de 2017



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *