Boletim Mercado de trabalho

A Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea lança hoje o número 62 do Boletim Mercado de trabalho (BMT 62). Esta edição busca apresentar um panorama do funcionamento do mercado de trabalho brasileiro no ano de 2016, comentando a evolução dos seus principais indicadores. Além do texto de análise e do anexo estatístico, que traz recortes mais detalhados das informações que fundamentam a análise, integram também este volume as tradicionais seções Política em Foco, Notas Técnicas e Economia Solidária e Políticas Públicas.

A seção Política em foco do BMT 62 traz três textos com considerações a respeito de como a proposta de reforma da previdência tal como encaminhada pela PEC 287 pode afetar o mercado de trabalho. No primeiro texto, intitulado “Reforma da Previdência e Mercado de Trabalho”, Rogério Nagamine prioriza na sua análise sobre a proposta a questão de se exigir idade mínima também na aposentadoria por tempo de contribuição. O autor procura fundamentar sua posição de que há um exagero nas preocupações manifestadas no debate que apontariam para um trabalhador de mais baixa qualificação como um grupo que seria penalizado com o aspecto por ele analisado. O segundo texto dessa seção é de autoria de Ana Amélia Camarano traz considerações sobre o mesmo tema. O texto intitulado, “Diferenças na Legislação à Aposentadoria entre Homens e Mulheres: Breve Histórico” enfoca, porém, as consequências para as mulheres da introdução de um tempo maior de contribuição. A autora defende que esse aumento fosse feito de forma suavizada no tempo. Por fim, Alexandre Arbex e Marcelo Galiza analisam como as mudanças nas regras da previdência podem afetar o trabalhador rural. No texto intitulado “Reforma da previdência, agricultura familiar e os riscos de desproteção social” os autores procuram mostrar que não houve uma convergência das condições de trabalho no rural e no urbano, que poderia justificar exigências iguais para aposentadoria e o fim da condição de “segurado especial” no meio rural.

Confira o Boletim Mercado de Trabalho n°62



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *