Visão Geral da Conjuntura

Carta de Conjuntura nº 34

Por José Ronaldo de Castro Souza Júnior, Paulo Mansur Levy e Marco Antônio F. H. Cavalcanti

Finalmente, a economia brasileira apresenta sinais de retomada. Os dados disponíveis apontam para um leve crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2017, após oito trimestres de queda na série com ajuste sazonal. Este crescimento deve ser puxado, na ótica da produção, pelos setores agropecuário e industrial; e, na ótica da despesa, pelo setor externo e por acumulação de estoques. A safra recorde de grãos esperada para o primeiro trimestre explica parte importante do crescimento do PIB, mas a retomada assenta em fatores com efeitos mais persistentes, que poderão afetar a trajetória econômica ao longo de todo o biênio 2017-18. Primeiro, a agenda de reformas levada adiante pelo Governo Federal tem aumentado a confiança dos agentes econômicos na recuperação do equilíbrio fiscal de longo prazo, bem como na superação de alguns dos entraves estruturais ao aumento da produtividade e do crescimento sustentado do país. Segundo, a queda da inflação abriu espaço para a redução da taxa de juros Selic pelo Banco Central do Brasil, provendo estímulos crescentes à retomada de gastos com investimento e consumo. Terceiro, o aumento recente nos preços das principais commodities no mercado internacional, aliado à recuperação gradual da confiança na política macroeconômica doméstica, tem levado a um processo de valorização cambial que, de um lado, barateia insumos e equipamentos importados, propiciando condições para novos investimentos; e, de outro lado, alivia o balanço das empresas endividadas em moeda estrangeira e reduz o custo do crédito externo – contribuindo ulteriormente para a redução do custo do capital no país.

Sob as hipóteses de que não haverá grandes mudanças no ambiente externo, que a situação política doméstica se estabilizará e que o país continuará avançando na estruturação de um arcabouço constitucional e infraconstitucional que dê suporte crível a um novo regime fiscal (que reverta a trajetória de crescimento da dívida pública), o Grupo de Conjuntura da Dimac/Ipea projeta que o PIB apresentará taxas de crescimento crescentes a partir do segundo trimestre, fechando o ano de 2017 com crescimento de 0,7% e 2018 com crescimento de 3,4%. Cabe notar que a retomada do crescimento será facilitada pela elevada capacidade ociosa atualmente existente na economia, que implica a possibilidade de voltar a crescer em prazo relativamente curto e sem fortes pressões inflacionárias. Sob os estímulos da redução do custo de capital na economia e de um arcabouço macroeconômico mais sólido, bem como de avanços na agenda microeconômica e na política de concessões na área de infraestrutura, os investimentos deverão crescer a taxas mais elevadas a partir do segundo semestre de 2017 e liderar a retomada.

Projeções: taxa de crescimento do PIB e de seus componentes (em %)

CC34_Visão Geral_Tab 1

Projeções: variáveis macroecnômicas selecionadas

CC34_Visão Geral_Tab 2

Acesse o texto completo

Acesse os textos completos de todas as seções já divulgadas da Carta de Conjuntura nº 34 no portal do Ipea



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *