Demanda interna por bens industriais melhora no último mês de 2016

Por Leonardo Mello de Carvalho

Embora o cenário de contração da demanda interna ainda persista, o comportamento dos indicadores de consumo aparente (CA) da indústria – definido como produção industrial doméstica, acrescida das importações e diminuída das exportações[1] – tem apresentado sinais de melhora nos últimos meses. A oferta final de bens industriais (CA) avançou expressivos 4,6% na comparação entre dezembro e novembro de 2016, na série com ajuste sazonal, mais do que compensando a perda acumulada entre julho e novembro do ano passado (-4,1%). Além disso, o crescimento de 5,4% sobre dezembro de 2015 interrompeu uma longa sequência de 32 resultados negativos. Já no acumulado do ano, o consumo aparente da indústria geral encerrou 2016 com retração de 8,5% (ver tabela). Na mesma base de comparação, a produção doméstica, medida pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF), acumulou queda de 6,6%, evidenciando que o comércio exterior de produtos industriais – seja sob a forma de maiores exportações ou de substituição de importações – contribuiu para amortecer o efeito da demanda deprimida sobre a produção. Enquanto o volume importado de bens industriais diminuiu 12,4% em 2016, as exportações acumularam alta de 4,5%.

170216_tabela_indicador_ipea_consumo_aparente_dez16

Considerando-se o consumo aparente por grandes categorias econômicas, com exceção do setor de bens de consumo duráveis, que recuou 1,0%, todos os demais avançaram entre os meses de novembro e dezembro, na série dessazonalizada. O destaque positivo ficou por conta do setor de bens de investimentos, revertendo a forte queda registrada no período anterior, em grande medida provocada pela contribuição negativa proveniente da exportação de uma plataforma de petróleo em novembro. Nas comparações contra o mesmo período do ano anterior, os resultados em termos do comportamento das categorias de uso foram similares aos da comparação mensal dessazonalizada. Enquanto as categorias bens de capital e bens intermediários foram os destaques, com altas de 20,2% e 4,0%, respectivamente, os bens de consumo duráveis exibiram variação negativa contra dezembro de 2015 (-4,6%). No acumulado em 12 meses, porém, as quedas voltaram a ser generalizadas.

Com relação às classes de produção, o consumo aparente da indústria de transformação avançou 2,2% em dezembro ante o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. A expansão foi relativamente disseminada, verificando-se crescimento em 13 de um total de 22 atividades, o que levou o índice de difusão[2] para 59,0%. Entre as atividades com maior peso, contribuíram positivamente a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, com alta de 5,4% na margem, e a fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, que registrou expansão de 7,5%. No entanto, a fabricação de produtos alimentícios contribuiu negativamente para o resultado na margem, recuando 5,7% ante o mês de novembro. Em relação ao resultado acumulado no ano, a queda foi generalizada. A exceção ficou por conta da fabricação de produtos químicos, único setor a registrar variação positiva nessa base de comparação (+0,8%)[3].

[1] http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=25722&Itemid=383

[2] O índice de difusão mede a porcentagem das atividades que compõem a indústria de transformação, que apresentou aumento na comparação com o período anterior, após ajuste sazonal.

[3] A partir desta publicação, o Ipea passará a disponibilizar as séries históricas mensais referentes ao Consumo Aparente de bens industriais desagregados por setor CNAE 2.0.

Acesse aqui a planilha da série histórica dos indicadores de consumo aparente da indústria

Acesse a planilha dos indicadores de consumo aparente da indústria relativos a dezembro



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *