Indicador Ipea de FBCF – dezembro e 4º trimestre de 2016

Por Leonardo Mello de Carvalho

Investimentos reagem em dezembro, mas fecham 4º trimestre em queda

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) apontou crescimento de 3,9% em dezembro em relação a novembro de 2016, na série com ajuste sazonal. Apesar do resultado positivo no mês, que sucedeu cinco recuos consecutivos, o indicador de investimentos encerrou o quarto trimestre com queda de 3,7% sobre o trimestre anterior, também na série ajustada sazonalmente. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador atingiu patamar 1,7% superior ao verificado em dezembro de 2015. Já na comparação do quarto trimestre de 2016 com o mesmo período de 2015, o investimento registrou uma redução de 8,3%. Com isso, o resultado acumulado no ano de 2016 ficou em -10,8%.

O avanço entre os meses de novembro e dezembro foi consequência do bom desempenho do consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – que é uma estimativa dos investimentos em máquinas e equipamentos e corresponde à produção industrial doméstica acrescida das importações e diminuída das exportações. Após forte queda no período anterior, este indicador apresentou alta de 8,8%. Já o indicador de construção civil retraiu-se 0,6% frente ao mês de novembro, ainda na comparação com ajuste sazonal. Na comparação entre o 4º trimestre e o mesmo período do ano anterior, ambos os componentes apresentaram retração, com quedas de 7,5% e 10,1%, respectivamente.

Entre os componentes do Came, a produção doméstica de bens de capital avançou 2,8% em dezembro, na comparação dessazonalizada. Outro importante fator que ajuda a explicar o bom resultado na comparação mensal, também na série com ajuste sazonal, foi o comportamento do volume de exportações de bens de capital. Após a forte alta registrada entre outubro e novembro, influenciada pela contabilização de uma plataforma de petróleo, o volume de bens de capital exportado sofreu redução proporcional em dezembro, afetando positivamente o resultado do Came no mês.

170208_tabela_indicador_ipea_fbcf_dez_16

170208_grafico_indicador_ipea_fbcf_dez_16

Acesse aqui a planilha completa com os dados do Indicador Ipea de FBCF de dezembro  e 4º trimestre 2016.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *