Indicador Ipea de FBCF – outubro de 2016

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registra queda de 2,6% na comparação entre os meses de setembro e outubro de 2016, na série com ajuste sazonal. Este é o quarto recuo mensal consecutivo do indicador de investimentos, deixando um carregamento estatístico (carry-over) de -4,8% para o quarto trimestre de 2016, ou seja, caso o FBCF apresente crescimento nulo nos meses de novembro e dezembro, encerraria o último trimestre do ano registrando contração de 4,8% sobre o período anterior, também no indicador ajustado sazonalmente. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a FBCF ficou 13,6% abaixo do patamar verificado em outubro de 2015. Já a taxa de crescimento acumulado em 12 meses passou de -13,5% para -13,0%.

Os dois principais componentes da FBCF apresentaram desempenho ruim em outubro. Um deles, o consumo aparente de máquinas e equipamentos (CAME) – que é uma estimativa dos investimentos em máquinas e equipamentos e corresponde à produção industrial doméstica acrescida das importações e diminuída das exportações –, apresentou recuo de 1,5%. Já o indicador de construção civil retraiu-se pela quarta vez em cinco meses, – 3,9% frente ao período anterior, ainda na comparação com ajuste sazonal. Contra o mesmo mês do ano anterior, ambos componentes apresentaram forte retração, com quedas de 15,4% e 13,5%, respectivamente.

Entre os componentes do CAME, a produção doméstica de bens de capital recuou 2,8% em outubro, na comparação dessazonalizada. Essa queda foi amenizada pelo comportamento do volume de importações de bens de capital no mesmo período. Após registrar três quedas consecutivas, o indicador de importações avançou 6,3% na passagem entre os meses de setembro e outubro. Já as exportações cresceram 1,2% na mesma base de comparação.

Acesse aqui a planilha completa com os dados do Indicador Ipea FBCF outubro de 2016.

Tabela - Indicador Ipea FBCF out16_verde

Gráfico indicador Ipea FBCF out16



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *