Indicador Ipea de FBCF – setembro e 3º trimestre de 2016

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta contração de 2,2% em setembro em relação a agosto de 2016, na série com ajuste sazonal. Este é o terceiro recuo mensal consecutivo do indicador de investimentos, que encerra o terceiro trimestre registrando queda de 4,1% sobre o período anterior, também no indicador ajustado sazonalmente. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a FBCF atingiu patamar 10,6% inferior ao verificado em setembro de 2015. Já na comparação do terceiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, o investimento registrou uma redução de 9,9%.

A queda entre os meses de setembro e agosto foi novamente resultado do mau desempenho de seus dois componentes. Enquanto o consumo aparente de máquinas e equipamentos (CAME), – que é uma estimativa dos investimentos em máquinas e equipamentos e corresponde à produção industrial doméstica acrescida das importações e diminuída das exportações –, apresentou recuo de 1,7%, o indicador de construção civil retraiu pelo quarto mês consecutivo, -2,3% frente ao período anterior, ainda na comparação com ajuste sazonal. Contra o mesmo mês do ano anterior, ambos componentes apresentaram retração, com quedas de 10,6% e 13,1%, respectivamente.

Entre os componentes do CAME, a produção doméstica de bens de capital recuou pelo terceiro mês consecutivo, contraindo 5,1% em setembro, na comparação dessazonalizada. Outro importante fator que ajuda a explicar as quedas nas comparações mensal e trimestral, também na série com ajuste sazonal, foi o comportamento do volume de importações de bens de capital. Enquanto a queda entre setembro e agosto foi de 3,4%, a redução verificada no terceiro trimestre atingiu 20,1%.

Dados – Indicador Ipea FBCF de setembro de 2016

Gráfico – Indicador Ipea FBCF de setembro de 2016



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *