Indicador Ipea de FBCF – 2º trimestre de 2016

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que busca antecipar a atualização do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta uma alta – a primeira desde o 1º trimestre de 2014 – de 0,38% nos investimentos no segundo trimestre deste ano, em relação ao primeiro trimestre, na comparação livre de efeitos sazonais.

Enquanto o indicador de investimento em construção civil avançou 0,50%, o consumo aparente de máquinas e equipamentos (CAME) registrou alta de 11,72%, na mesma base de comparação, influenciado em grande medida pelo bom desempenho da produção doméstica de bens de capital ao longo de todo segundo trimestre; e, particularmente, pelo forte crescimento da importação registrado em junho. Na comparação interanual, o indicador apontou para uma contração de 9,2% no segundo trimestre de 2016, frente ao mesmo período do ano anterior. O resultado representa uma melhoria em relação ao primeiro trimestre, quando a queda chegou a 17,5%.

FBCF
A FBCF da economia é composta majoritariamente pelos investimentos em máquinas e equipamentos e em construção civil. Tendo em vista que os investimentos em máquinas e equipamentos equivalem ao CAME, o Grupo de Estudos de Conjuntura (Gecon) do Ipea desenvolveu um indicador mensal da FBCF composto pela média ponderada desse indicador com um indicador de construção civil, que busca replicar a metodologia utilizada nas Contas Nacionais pelo IBGE. Além da vantagem da frequência mensal, há também a precedência temporal do nosso indicador em relação à divulgação da atualização do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT) do IBGE.

A metodologia de cálculo a proxy mensal da FBCF está detalhada no Texto para Discussão 2101. A diferença em relação às séries que constam no texto citado é que os dados mensais divulgados agora são ajustados, por meio do método de Denton, para que coincidam com as séries já divulgadas pelo IBGE.

Confira o gráfico com a série dessazonalizada da FBCF e com a variação interanual

Acesse as tabelas com os resultados completos do Indicador Ipea de FBCF



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *