Mercado de Trabalho

Carta de Conjuntura Nº 30

Por Sandro Sacchet de Carvalho

As condições do mercado de trabalho apresentaram uma deterioração no último trimestre de 2015. Houve uma contínua queda do nível de ocupação e diminuição do salário médio real. Apesar disso, os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) revelam uma estabilidade da taxa de desemprego nos últimos meses, mas, tal fato deve-se ao comportamento da PEA. No caso da PME, a redução da população economicamente ativa (PEA) reduziu a taxa de atividade a patamares próximos dos mínimos históricos.

A piora das condições do mercado de trabalho foi mais acentuada nas regiões metropolitanas do que no país todo como sugere a comparação dos dados da PME com a PNADC. De qualquer forma, em ambas as pesquisas, a queda da população ocupada veio por meio da diminuição do número de empregados (tanto formal quanto informal), tendo o trabalhador procurado alternativas na ocupação por conta-própria. Por exemplo, dados do CAGED apontam que em 2015 foram fechados mais de 1,5 milhão de postos de trabalho formais. E a queda da ocupação formal deveu-se a uma diminuição da quantidade de admissões, tendo o nível de desligamentos se mantido constante.  No caso da ocupação informal ocorreu o inverso.

A deterioração do salário real apresentou-se muito intensa na PME tendo atingido um aqueda anual de 8% nos últimos meses. Na PNADC, as últimas observações indicam um aqueda anual de 2%, o que, entretanto, representa uma aceleração da queda dos rendimentos.

Com a continuidade da recessão e da atual crise, é provável que se observe a manutenção da aqueda do nível de ocupação. Se isso resultará em aceleração da taxa de desemprego dependerá muito do comportamento da PEA. Se ela se mantiver em níveis deprimidos, aumentando o nível de desalento com o prolongamento da crise, o ritmo de crescimento do desemprego deverá ser menor que o observado em 2015. Se a PEA voltar a crescer, o desemprego subirá no mesmo ritmo acelerado do ano anterior.

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *