Curso internacional aborda o planejamento governamental

Clad

Entre os dias 4 e 8 de agosto, os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea José Celso Pereira Cardoso Junior e Ronaldo Coutinho Garcia coordenarão a segunda edição do curso Planejamento Estratégico Governamental em Contexto Democrático: lições da América Latina, destinado a gestores públicos da América Latina. A qualificação parte do pressuposto que o planejamento governamental é uma das principais funções institucionais do Estado para permitir a promoção efetiva do desenvolvimento.

A ideia é promover uma consciência ética nas práticas administrativas; reiterar a importância da decisão e ação administrativa referenciadas em princípios éticos e morais; e o incentivo à aplicação da perspectiva ética no desenvolvimento de estruturas e processos de trabalho na administração pública. “Embora seja direcionado para líderes dos órgãos da administração federal dos 21 países latino-americanos que compõem o Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), o curso também é aberto a servidores públicos que liderem equipes em órgãos governamentais do nível central, em instâncias de planejamento ou em escolas de governo”, informou José Celso, lembrando que isso inclui possíveis interessados dentro do próprio Ipea.

Uma iniciativa da Escola Ibero-Americana de Administração e Políticas Públicas (EIAPP/CLAD) no Brasil, o curso será realizado por meio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na modalidade virtual, com transmissão simultânea para o espanhol e o português. A carga horária é de 30 horas, distribuídas em cinco dias, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os candidatos poderão concorrer a bolsas integrais, que cobrem mensalidades e outros custos de desenvolvimento do curso.

Para mais informações, faça o download do Prospecto

Publicado em Blog do Ipea | Deixar um comentário

Instituto abre seleção para bolsas no projeto IpeaData

Chamada pública

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) abriu processo seletivo para duas bolsas no projeto Sistema de Indicadores Econômicos e Sociais – IpeaData. Para se candidatar, o interessado deve possuir graduação em Economia, Engenharia ou Estatística, no caso da primeira vaga, ou graduação em Economia ou Engenharia, com pós-graduação completa ou nas áreas de Estatística ou Demografia, para a segunda bolsa.

Ambas as bolsas exigem conhecimento em língua inglesa e disponibilidade para atuação presencial na unidade do Ipea no Rio de Janeiro. As inscrições vão até o dia 11 de Junho.

Acesse a íntegra da Chamada Pública nº 063/2014

Veja todos os processos seletivos

Publicado em Blog do Ipea | Deixar um comentário

Ipea debate agenda político-institucional para 2014

Bapi 05

O diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest/Ipea), Daniel Cerqueira, apresentará a nova edição do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi) na próxima quinta-feira, dia 29 de maio, no Rio de Janeiro. Em ano de Copa do Mundo e eleições, 11 técnicos da casa escreveram em conjunto o texto de abertura, Agenda Político-Institucional: perspectivas para 2014, que traça as políticas públicas que podem ser alvo de inovações institucionais. O texto será detalhado pelo técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Antônio Lassance.

Dois textos serão expostos com destaque: Águas turvas: governança do Programa de despoluição da Baía de Guanabara, do técnico de Planejamento e Pesquisa José Feres, e Rotatividade nos cargos de confiança da administração federal brasileira (1999-2012) – resultados preliminares, do técnico de Planejamento e Pesquisa Félix Garcia Lopez.

As manifestações de rua ocorridas recentemente no país, a produtividade dos cartórios, segurança pública, sistema de justiça criminal, gastos tributários em saúde, políticas de direitos humanos, riscos de consumo de certos produtos industrializados e reforma do Estado e da administração pública são outros temas da publicação.

 

Serviço
Lançamento do Boletim de Análise Político-Institucional nº 5
Local: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Endereço: Avenida Presidente Antonio Carlos, 51, 10º andar – Centro, Rio de Janeiro
Dia: 29/05
Hora: 10h30

Publicado em Blog do Ipea | Deixar um comentário

Panorama Ipea desta semana debate sobre terrorismo internacional

1111Panorama-Ipea_banner-400x222

O risco do terrorismo internacional pode ser percebido à primeira vista como distante da realidade brasileira. Mas em especial neste ano, em que o Brasil sediará a Copa do Mundo e receberá delegações de vários países, o assunto ganha relevância. E é este o tema do debate no Panorama Ipea desta semana com Rodrigo Fracalossi de Moraes, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, e Carlos Eduardo de Oliveira Vasconcelos, subprocurador-geral da República.

O programa estreia nesta segunda-feira, dia 26, às 20h30 no canal NBR (saiba como sintonizar ou assista ao vivo pelo canal da TV NBR no youtube), e fica no ar durante a semana (na terça, à 1h, às 13h30, às 21h30; na quarta-feira, às 22h30; e no domingo, às 13h).

Publicado em Blog do Ipea | Deixar um comentário

Políticas agroambientais serão o tema do Panorama

Panora_logo

Segundo o IBGE, o agronegócio respondia por 33% do produto interno bruto (PIB) brasileiro em 2006, empregando 40% da população economicamente ativa e consistindo no maior gerador de divisas para a balança comercial. Apesar de sua importância econômica, o setor agropecuário gera importantes impactos ambientais que precisam ser considerados no processo de formulação das políticas de desenvolvimento da produção. Faz-se necessária, portanto, uma sinergia entre as políticas agrícola e ambiental para que este desenvolvimento ocorra de maneira adequada. Neste contexto, surge a abordagem agroambiental, a qual abrange iniciativas que buscam integrar estas duas políticas setoriais e promover a sustentabilidade da produção agropecuária.

E este será o assunto do Panorama Ipea que será gravado nesta quarta-feira, dia 21, às 17h, com nossos convidados: Regina Sambuichi, técnica de Planejamento e Pesquisa do Instituto e uma das organizadoras do livro Políticas Agroambientais e Sustentabilidade: desafios, oportunidades e lições aprendidas, e Luciano Mattos, doutor em desenvolvimento econômico pela UNICAMP e coordenador do programa Proambiente, do Ministério do Meio Ambiente. Assista à gravação do Panorama pelo Portal Ipea e participe ao vivo enviando perguntas para nosso perfil no twitter: @ipeaonline.

Publicado em Blog do Ipea | Deixar um comentário

Instituto lança livro sobre o papel do Estado

democracia

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança no próximo dia 22, em São Paulo, o livro Capacidades Estatais e Democracia – Arranjos institucionais de Políticas Públicas. Realizado por meio da colaboração entre pesquisadores do Instituto e universidades brasileiras e estrangeiras, a publicação buscou analisar em profundidade os arranjos institucionais para implementação de políticas públicas representativas dos atuais esforços do governo em promover o desenvolvimento (nas áreas social, econômica e industrial).

A obra traz novos conceitos e modelos analíticos, que possibilitam uma melhor compreensão da operação de atores no interior do Estado e suas interações (sinergias ou tensões) com instituições democráticas nos processos de implementação dos casos estudados. O lançamento do livro será às 13h, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, com a participação dos organizadores do livro, os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea Alexandre Gomide e Roberto Pires, além de três dos autores das pesquisas – Marco Antônio Carvalho Teixeira (FGV), Maria Rita Loureiro (FGV) e Mário Schapiro (FGV).

Outros lançamentos estão previstos para acontecerem nos dias 26, no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/ UERJ) e 28, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fundação de Economia e Estatística (FEE), em Porto Alegre. Para o segundo semestre, a agenda inclui Brasília, Belo Horizonte e um estado do Nordeste.

Publicado em Blog do Ipea | Deixar um comentário

Radar aborda formação profissional e mercado de trabalho

130628_radar

Mesmo sendo o Brasil um dos países que mais formam graduados em educação no mundo, não há indícios de excesso de oferta desses profissionais no mercado de trabalho. Esta é a principal conclusão de um dos três artigos da 32ª edição boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira, 8 de maio. O estudo Subsídios e proposições preliminares para um debate sobre o magistério da educação básica no Brasil, de autoria do técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto Paulo Meyer, Carolina Andrade Silva e Paulo Henrique Dourado da Silva, explora três das questões centrais no debate sobre a docência na educação básica: titulação adequada, precarização dos vínculos de trabalho e baixa atratividade financeira da carreira.

A análise mostra que, por meio dos cursos especiais de formação pedagógica, a questão da adequação da titulação encontrar-se-ia, em grande parte, contornada. Para esta questão, os autores sugerem uma política de adequação de titulação, realocando os profissionais em disciplinas para as quais sejam habilitados ou provendo-lhes uma complementação pedagógica para que se habilitem nas disciplinas com maior carência docente. O trabalho ressalta, ainda, que um problema maior seria a quantidade de docentes temporários ou terceirizados. Em física e em química, a proporção dos docentes em regência de classe que são terceirizados ou com vínculos temporários nas redes estaduais de ensino médio superam os 40%. Por fim, os autores indicam os baixos salários, o pouco reconhecimento da carreira docente e a falta de plano de carreira como barreiras ao recrutamento e retenção de bons profissionais nas redes de ensino.

Médicos
O Radar 32 também traçou um panorama do mercado de trabalho para os profissionais da medicina no país. Elaborado com base na Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (Rais/MTE) e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE), o estudo Escassez de Médicos no Brasil: análise de alguns indicadores econômicos buscou identificar e mensurar a carência destes profissionais, justamente em um momento em que a questão ganhou um novo contorno, com a decisão do Governo Federal de instituir o programa Mais Médicos.

As pesquisadoras Luciana Mendes Santos Servo e Roberta da Silva Vieira calcularam alguns indicadores ligados à suposta escassez de profissionais em âmbito nacional, como os relacionados à remuneração, carga horária e oferta de cursos de graduação. Os indicadores, tanto na Rais quanto na PNAD, apontam para a mesma conclusão: a existência de escassez do profissional médico. Ao final, os resultados foram analisados à luz das políticas públicas propostas até o momento, e foram indicadas novas questões de pesquisa ligadas ao tema.

Engenharias
O segundo artigo da publicação (A questão da disponibilidade de engenheiros no Brasil dos anos 2000), dos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea Paulo Meyer, Aguinaldo Nogueira Maciente, Divonzir Arthur Gusso, Bruno César Araújo e Rafael Henrique Moraes Pereira, mostra que os setores da construção civil, indústria extrativa mineral, serviços industriais de utilidade pública, indústria de transformação e administração pública são os que apresentam escassez relativa de profissionais da engenharia. O artigo levanta questões estruturais que repercutem nas possibilidades de expansão, com qualidade, da formação profissional no campo das ciências, da tecnologia, das engenharias e da matemática (CTEM).

Leia o boletim Radar nº 32

Publicado em Blog do Ipea | Deixar um comentário

Mercado profissional para professor é tema do Panorama

1111Panorama-Ipea_banner-400x222A cada ano são mais de 220 mil novos profissionais da educação ingressando no mercado de trabalho com diploma de graduação. O número corresponde a 20% das pessoas formadas em nível superior. Mas ainda assim, faltam professores na educação básica. Estudo do Ipea debate a importância da titulação adequada, da qualidade dos vínculos de trabalho e da atratividade financeira da carreira, além de propor caminhos para uma política de recrutamento, credenciamento e indução à valorização salarial dos docentes.

E é sobre este tema que vamos discutir nesta quarta-feira, dia 07, às 16h, com nossos convidados: Paulo Meyer, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea e autor da pesquisa, e Célio Cunha, professor da Faculdade de Educação da UnB. Assista à gravação do programa pelo Portal Ipea e participe ao vivo enviando perguntas para nosso perfil no twitter: @ipeaonline.

Publicado em Blog do Ipea | Deixar um comentário

Ipea promove seminário sobre políticas agroambientais

140505_agroambiental

Com o intuito de debater os desafios relacionados ao crescimento da produção agropecuária com sustentabilidade, o Ipea promove no próximo dia 13/05, a partir das 8h30, em Brasília (SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea Auditório do subsolo), um seminário sobre as políticas agroambientais brasileiras.

O evento terá na mesa de abertura o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Rogério Boueri, o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Guilherme Cabral, e a técnica de Planejamento e Pesquisa do Instituto, Regina Helena Rosa Sambuichi. Também contará com quatro mesas de debate acerca de temas como agricultura familiar, Código Florestal, entre outros.

Serão apresentadas as experiências de alguns programas e projetos de caráter agroambiental desenvolvidos por organizações governamentais e não governamentais no Brasil, ressaltando seus principais resultados e lições aprendidas. Entre os assuntos incluídos na pauta de discussões estão a recuperação de pastagens na Amazônia, a produção de etanol com sustentabilidade, a conservação ambiental em assentamentos da reforma agrária, a adequação ambiental de propriedades rurais, além do aproveitamento econômico de reservas legais no cerrado.

Os temas serão debatidos com a participação do público presente e os conteúdos e propostas abordados no evento serão, posteriormente, consolidados em um documento com contribuições para o aprimoramento das políticas agroambientais brasileiras.

Lançamento
Durante o evento, será lançado o livro Políticas Agroambientais e Sustentabilidade – desafios, oportunidades e lições aprendidas. Com abordagens variadas, a publicação pretende gerar subsídios para a formulação de políticas públicas que visem à melhoria da sustentabilidade ambiental no setor agropecuário brasileiro, a partir da sistematização de inciativas brasileiras de agricultura sustentável.

Acesse a programação completa do seminário

Publicado em Blog do Ipea | Deixar um comentário

Radar aborda formação profissional e mercado de trabalho

130628_radar

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança na próxima quinta-feira, dia 8 de maio, a 32ª edição boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior. Em mais um número temático, desta vez a publicação não apenas traz contribuições inéditas, com novos dados sobre formação profissional e mercado de trabalho, mas, principalmente, levanta novas reflexões e qualifica o crescente debate sobre a questão.

Dividido em três artigos, o Radar aborda temas relacionados à escassez de médicos, à disponibilidade de engenheiros nos anos 2000 e, ao magistério da educação básica no país. A publicação estará disponível, no Portal Ipea, a partir das 11h do dia 08 de maio.

Publicado em Blog do Ipea | Deixar um comentário