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Perguntas Freqüentes

Como faço para utilizar os dados da Pesquisa em meu trabalho acadêmico?
Que dados devo utilizar para comparar a evolução da ação social das empresas para a comunidade (2000-2004)?
O que é o IPEA?
O que é a Pesquisa?
Que dados a Pesquisa traz? O que será possível verificar?
Por que a pesquisa é inovadora?
O que foi pesquisado na Primeira Edição?
O que foi pesquisado na Segunda Edição?
A pesquisa fornece resultados para que anos fiscais?
Posso obter dados desagregados por estado, setor econômico ou município?
Quem coordena a Pesquisa Ação Social das Empresas?
Como posso receber o questionário?
Onde encontro sobre Investimento Social Privado e Terceiro Setor?
Como posso receber os livros com os resultados da Pesquisa?
Quem apóia o levantamento?
Como faço para utilizar os dados da Pesquisa em meu trabalho acadêmico?

A reprodução dos dados e textos do Ipea pode ser realizada livremente, desde que citada a fonte. Para tanto, você deve obrigatoriamente referenciar as informações com Pesquisa Ação Social das Empresas/IPEA, colocando o ano da publicação da pesquisa em seguida.

 

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Que dados devo utilizar para comparar a evolução da ação social das empresas para a comunidade (2000-2004)?

 Tabela Resumo

Gasto Social em Ações para a Comunidade - INPC

Região

Montante Investido*

Montante / PIB

2000

2004

2000

2004

Sudeste

5,7 bilhões

3,3 bilhões

0,66

0,34

Nordeste

406,6 milhões

537 milhões

0,20

0,22

Sul

500 milhões

562,7 milhões

0,19

0,19

Centro-Oeste

184 milhões

240,8 milhões

0,16

0,18

Norte

75 milhões

93,8 milhões

0,10

0,11

Brasil

6,9 bilhões

4,7 bilhões

0,43

0,27

  • Em valores constantes de 2004. Deflacionado pelo INPC médio anual .

Fonte: IPEA/Pesquisa Ação Social das Empresas, 2006

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O que é o IPEA?

Criado há 40 anos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA - é pioneiro na disseminação de informações e conhecimentos sobre as áreas econômica e social do País. Vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o IPEA produz pesquisas, projeções e estudos macroeconômicos, sociais, setoriais e temáticos com o intuito de subsidiar o governo na produção, análise e difusão de informações voltadas para o planejamento e a formulação de políticas públicas.

Por sua relevância, passou a ser conhecido, como a entidade que tem a missão de "pensar o Brasil". Atualmente, conta com 559 servidores. Destes, 299 são técnicos, em sua maior parte pesquisadores. Com idade média de 45 anos, 70% deles possuem doutorado e mestrado.

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O que é a Pesquisa?

A Pesquisa Ação Social das Empresas é um retrato da participação do setor empresarial em atividades sociais voltadas para as comunidades mais pobres. Ela inaugurou uma nova frente sobre a investigação do envolvimento das empresas no campo social com o objetivo de identificar o papel que o setor privado lucrativo pode assumir na implementação das políticas sociais, ou seja, até que ponto as empresas podem partilhar com o Estado o atendimento dos direitos sociais básicos dos cidadãos. Essa temática, bastante atual, porém ainda pouco explorada, insere-se no debate sobre a relação público/privado ou sobre a parceria Estado e sociedade  na provisão de bens e serviços sociais.

Apesar da crescente demanda por parcerias, o avanço nessa direção tem sido lento, em parte devido á própria dificuldade de romper com velhos hábitos do isolacionismo, em parte por mútuo desconhecimento do que realiza cada um dos parceiros potenciais. Conhecer, cada vez mais, os modos e os meios empregados na realização de ações sociais por parte das empresas, suas motivações, resultados e procedimentos é, portanto, um caminho importante a percorrer, para que as parcerias almejadas alcancem a escala necessária e possam contribuir para uma mudança radical na condição de exclusão social vivenciada por milhões de brasileiros.

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Que dados a Pesquisa traz? O que será possível verificar?

Informações gerais sobre empresas que realizam ação social, o que e como fazem, quem beneficiam, quanto aplicam, quais as principais motivações e dificuldades que encontram, dentre outras. Os resultados obtidos esclarecem algumas questões, tais como:

  • Quantas são as empresas que realizaram ações sociais, em caráter voluntário?
  • O envolvimento em ações sociais para comunidades apresenta diferenças marcantes conforme a atividade econômica da empresa?
  • Nos últimos anos tem crescido o envolvimento das empresas privadas na área social?
  • Em que medida o tamanho da empresa e sua localização geográfica influenciam sua atuação?
  • Quais são as ações realizadas e a quem beneficiam?
  • Os empresários tendem a privilegiar as localidades mais próximas da empresa no seu atendimento social?
  • Quais as principais características da atuação empresarial, destacando-se: a freqüência do atendimento; os critérios utilizados para selecionar as atividades realizadas; os responsáveis dentro das empresas pela coordenação/execução das ações; e, a participação dos empregados?
  • Quais são as motivações dos empresários para atuarem, em caráter voluntário, no campo social?
  • Que recursos são utilizados nas ações sociais? Qual a dimensão do gasto global?
  • Que percentual de empresas faz uso dos incentivos fiscais para financiar seus projetos sociais?
  • Há avaliação e divulgação das atividades desenvolvidas?
  • As empresas privadas fazem parcerias com órgãos governamentais?
  • Quais os resultados obtidos, as dificuldades encontradas e as sugestões apresentadas para aperfeiçoar as atividades empresariais na área social?

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Por que a pesquisa é inovadora?
A Pesquisa Ação Social das Empresas foi o primeiro estudo do gênero na medida em que cobre o universo das empresas privadas do país com um ou mais empregados. Até então, os estudos disponíveis eram restritos a determinados grupos empresariais, não permitindo comparações nem generalizações. Seu ineditismo revela-se também pela abrangência, número de empresas pesquisadas, segundo o porte e o setor econômico. Até agora, não se sabia o volume de investimentos aplicados, as áreas prioritárias dessa atuação ou como e para quem esse dinheiro estava sendo alocado. É por essa razão que seus resultados permanecem atuais sendo utilizados por empresários, acadêmicos, pesquisadores, estudantes, profissionais do Terceiro Setor, do Brasil e do exterior.
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O que foi pesquisado na Primeira Edição?

A Primeira Edição foi iniciada em 1999 e concluída em 2002. Ao longo desse período, foram divulgados resultados para as cinco regiões brasileiras. A primeira região a ser pesquisada foi o Sudeste com início em julho de 1999 e divulgação em março de 2000. Depois, seguiram-se o Nordeste (maio-outubro 2000), Sul (julho-dezembro 2000), Centro-Oeste (agosto 2001-abril 2002) e Norte (outubro 2001-junho 2002).

De posse de tais resultados, em junho de 2002, o IPEA apresentou os resultados nacionais sobre o comportamento social privado, publicando o livro "A iniciativa privada e o espírito público - Um retrato da ação social das empresas no Brasil". Essa foi a primeira pesquisa a mapear a ação social das empresas de todos os portes e setores e de todos as regiões do Brasil.

Paralelamente à pesquisa nacional, em 2000, foi feito um estudo qualitativo em grandes empresas da região Sudeste que resultou no livro Bondade ou interesse? Como e porque as empresas atuam na área social?.

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O que foi pesquisado na Segunda Edição?

A Segunda Edição da Pesquisa Ação Social das Empresas tem por objetivo principal atualizar e aprofundar o conhecimento sobre as atividades ou doações que as empresas das regiões Sudeste e Nordeste realizaram, em 2003, e Sul, Centro-Oeste e Norte, em 2004, para atender às comunidades com serviços de saúde, educação, alimentação, meio-ambiente, capacitação e desenvolvimento comunitário, dentre outros. O que se quer saber é o que as empresas fizeram na área social e que não se limitou aos benefícios concedidos aos seus empregados e familiares e como esse comportamento tem se modificado do final da última década até os dias atuais.

Essa Edição foi iniciada em julho de 2004, e seus resultados finais foram lançados em julho de 2006 (ver link Resultados/2a. Edição).

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A pesquisa fornece resultados para que anos fiscais?

Os dados foram levantados para o ano imediatamente anterior à realização do estudo. Na Primeira Edição, o levantamento no Sudeste apresenta dados relativos a 1988, Nordeste e Sul a 1999, Centro-Oeste e Norte a 2000. Já na Segunda Edição, o levantamento apresenta dados relativos a 2003, para as regiões Sudeste e Nordeste, e 2004, para as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte.

Os resultados nacionais apresentam dados relativos a 2000 e 2004, respectivamente. Essa discrepância temporal na obtenção dos dados regionais não compromete o somatório das informações do país como um todo na medida em que a ação social das empresas não se altera substancialmente num curto espaço de tempo e nem há expressivas mudanças no total das unidades que compõem o universo anual das empresas de cada região.

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Posso obter dados desagregados por estado, setor econômico ou município?
Dada a dimensão da amostra, não é possível desagregar dados para alguns estados ou setores da economia (i.e., agricultura e construção civil). Maiores desagregações exigiriam um levantamento quase equivalente a um censo, o que custa muito caro. Não é por outra razão que o IBGE realiza o Censa a cada dez anos.
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Quem coordena a Pesquisa Ação Social das Empresas?

Coordenação Geral

Anna Maria Peliano, Diretora de Estudos Sociais do IPEA. Socióloga, pós-graduada em Política Social pela UnB, publicou vários trabalhos na área social. Participou da elaboração de programas de combate à pobreza. Coordenou pesquisas sobre o papel das ONGs no atendimento social. Coordenou o Núcleo de Estudos da Fome da UnB (1987-1992), foi diretora de Política Social do IPEA (1992-1994), coordenou a elaboração do Mapa da Fome (1993), foi membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar CONSEA (1993/1994), e secretária-executiva da Comunidade Solidária (1995/1998).

Coordenação-Adjunta

Nathalie Beghin. Economista, mestre em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília - UnB e publicou vários trabalhos na área social. Colaborou no acompanhamento de políticas e programas na área social e participou do desenho e da implementação de importantes estratégias de combate à fome e à pobreza do Governo Federal, tais como o Programa de Combate à Fome e à Miséria (1993-94) e o Programa Comunidade Solidária (1995-98). Desde 1999, está envolvida com a realização da Pesquisa Ação Social das Empresas, do IPEA.

Luana Simões Pinheiro. Economista, formada pela Universidade de Brasília, e mestranda em sociologia pela mesma instituição. Atua como Técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea, e tem elaborado e publicado estudos na área social, especialmente sobre as questões de  gênero e raça. Colaborou no desenho e na implementação de importantes estratégias do Governo Federal para o combate às desigualdades de gênero e raça, como o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, lançado em finais de 2004. Envolvida com a realização da Pesquisa Ação Social das Empresas desde 2001.

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Como posso receber o questionário?
O questionário foi formulado para responder a  Pesquisa Ação Social das Empresas e requer um programa complementar para ser aberto. Leia as perguntas logo acima neste link. 
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Onde encontro sobre Investimento Social Privado e Terceiro Setor?
As entidades ligadas à questão da responsabilidade social no Brasil são uma boa fonte de pesquisa e a maior parte delas possui site com conteúdo informativo. Nos sites de entidades empresariais é possível também obter informações regionais ou estaduais. Para atender os internautas, selecionamos alguns sites de referência.
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Como posso receber os livros com os resultados da Pesquisa?

O IPEA publicou cinco livros referentes aos resultados da Primeira Edição (Sudeste, Nordeste, Sul, Nacional e Qualitativa). Embora grande parte das edições esteja esgotada, a aquisição de alguns  títulos disponíveis pode ser feita por remessa postal.  Além disso, você pode baixar os arquivos com a íntegra das publicações.

Para receber informações sobre publicações do IPEA, clique aqui.

Endereços:

Livraria IPEA: SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed.BNDES, Térreo, Brasília, telefone (61) 315-5336
Posto de Venda: Avenida Presidente Antônio Carlos 51, 14º andar, Centro, Rio de Janeiro, telefone (21) 3804-8118.

Os títulos publicados a partir de 2001, também podem ser encontradas nas livrarias do IBGE localizadas nas demais capitais do país.

 

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Quem apóia o levantamento?
A realização da Pesquisa conta com o apoio do BID, da RedeIpea e do Escritório da Cepal no Brasil.
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