Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Projeto quer disseminar RSE para pequenas e médias empresas

O Programa Tear, resultado de uma parceria entre Instituto Ethos e Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visa dedisseminar, em até três anos, o conhecimento sobre responsabilidade social e ampliar as oportunidades de mercado de pequenas e médias empresas (PMEs) que atuam na cadeia de valor de empresas estratégicas em sete setores da economia: petróleo e gás; energia elétrica; varejo; construção civil; mineração; siderurgia e açúcar e álcool.

As práticas de mobilização e capacitação buscam melhorias tanto no funcionamento interno quanto na estrutura de relacionamentodas empresas com seus diversos públicos de interesse, aumentando assim a produtividade das empresas envolvidas. O desenho do projeto prevê que uma empresa de grande porte, com experiências avançadas em Responsabilidade Social Empresarial (RSE), fique responsável por 15 PMEs da sua cadeia de valor, com as quais se compromete a trabalhar para a incorporação e ampliação da gestão socialmente responsável.

Essas empresas são chamadas de âncoras e cada uma representa um dos sete segmentos econômicos escolhidos como área de atuação do Programa. As empresas-âncora já definidas são Belgo (Arcelor) - siderurgia; Petrobras - petróleo e gás; CPFL - energia elétrica; Grupo Pão de Açúcar / Extra - varejo; Cia. Vale do Rio Doce - mineração; Takaoka e Gafisa - construção civil/ incorporações e edificações; e Camargo Corrêa - construção civil/ grandes obras.A iniciativa conta também com a adesão direta de 120 empresas de pequeno e médio portes e o envolvimento de outras 800 empresas durante a mobilização.
 
O  Programa vai buscar também parceiros que possam multiplicar a experiência para outros setores, tornando o conhecimento disponível a mais empresas de cada um dos segmentos. Com isso pretende ser um programa de aprofundamento, com alto poder de expansão e disseminação.

Com um orçamento de US$ 2,6 milhões, o Tear espera incrementar em até 5% a produtividade das PMEs que participem das cadeias de valor assinaladas. Como instrumento de acompanhamento dos progressos, as empresas participantes vão responder os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial e preencher a Matriz de Evidência de Sustentabilidade. O lançamento do Programa será realizado em etapas, de acordo com cada setor. Até agora foram realizados os lançamentos do setor siderúrgico, varejo e construção civil/ incorporações e edificações, petróleo e gás e energia elétrica.


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos