Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > Notícias

Notícias

Relatório verifica que consumidores estão mais atentos
 

Os institutos Ethos e Akatu e a Indicator GfK divulgaram, em 15 de dezembro, o relatório Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro, Pesquisa 2004, estudo patrocinado pelo Grupo Carrefour que aferiu a percepção dos consumidores brasileiros sobre o papel social das empresas, bem como suas expectativas sobre a contribuição empresarial para o desenvolvimento econômico e social.

A pesquisa ouviu mil pessoas nas regiões metropolitanas de Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Dentre os temas abordados no levantamento, destacam-se as questões ligadas à globalização, à economia, ao envolvimento das empresas com os problemas sociais e à confiança nas instituições.

O estudo revela que vem se cristalizando entre os consumidores a percepção de que as empresas devem contribuir para a construção de uma sociedade melhor: 44% dos entrevistados acreditam que as empresas devem ir além do que é determinado na lei, para atingir padrões éticos mais elevados e realizar plenamente seu papel da sociedade. Este índice foi 35% em levantamento realizado no ano 2000 e de 39 % em 2002.

"Isto demonstra que adotar a gestão socialmente responsável como estratégia de negócios atende uma parcela cada vez mais significativa dos consumidores brasileiros", diz Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos. "O engajamento das empresas nos problemas sociais do País tende a ser uma preocupação cada vez mais ampla, atingindo todos os segmentos da sociedade", completa.

Para Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu, a evolução na postura do consumidor apontará novos caminhos para as empresas. "Há uma mudança de atitude em curso. O consumidor brasileiro manifesta de forma cada vez mais afirmativa sua percepção sobre a responsabilidade social empresarial", diz ele. "As empresas que desejarem ganhar ou mesmo manter seus mercados terão de se adaptar às exigências de consumidores cada vez mais conscientes".

De acordo com critérios como o hábito de ler jornais, a participação em organizações sociais e eventos públicos, o levantamento delineou quatro grupos de consumidores: os não-participantes (38% dos entrevistados), os ouvintes (31%), os debatedores informados (18%) e os líderes de opinião (13%). O foco do relatório recai sobre os líderes de opinião, identificados como aqueles que se revelam mais interessados em acompanhar temas de interesse público, considerando-os relevantes para seu dia-a-dia e participando com relativa freqüência de discussões sobre eles.

O relatório Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro, Pesquisa 2004 integra a pesquisa internacional Corporate Social Responsability - Global Public Opinion on the Changing Role of Companies, desenvolvido pela Indicator GfK, que reúne opiniões de consumidores em 21 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Grécia, Índia, Indonésia, Itália, México, Nigéria, Rússia, Turquia e Uruguai.


Outros artigos desta seção:

Notícias da semana, publicadas entre 22 e 30 de abril

Fórum Amazônia Sustentável é lançado em São Paulo

População brasileira se interessa pelas práticas socioambientais das empresas

5º Congresso Gife reúne 700 lideranças do terceiro setor

74% dos paulistas investem em responsabilidade social local
todos os artigos